Governo do Estado repassa materiais didáticos e de expediente para escolas do Purus e do Alto Solimões
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) despacha nesta semana duas embarcações com materiais escolares e de expediente com destino a escolas públicas estaduais de 15 municípios das calhas dos rios Purus e do Alto Solimões.
Conforme o Departamento de Logística da Seduc, a embarcação (balsa) com destino à região do Purus já foi despachada e a do Alto Solimões iniciará seu trajeto nos próximos dias.
Os materiais visam suprir a necessidade das unidades de ensino da rede estadual e abrangem: merenda escolar (itens não perecíveis), materiais didáticos, de expediente, de limpeza, materiais esportivos e materiais permanentes (tais como móveis, bebedouros, condicionadores de ar, implementos de informática, grupos geradores e outros).
A ação logística corresponde à quarta remessa via fluvial deste ano e tem como objetivo atender à demanda das comunidades escolares. Segundo a Seduc, os municípios que serão beneficiados com os suprimentos recém despachados são: Beruri, Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini e Boca do Acre (todos da calha do Purus); além de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins (abrangendo a região do Alto Solimões).
Segundo o Departamento de Logística da Seduc, a previsão é de que as embarcações (balsas) concluam todo o trajeto, beneficiando os 15 municípios do Purus e do Alto Solimões em até 40 dias.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o trabalho de transporte de materiais consiste em um desafio, dada as dimensões do Amazonas. “Assegurar aos nossos estudantes um sistema de educação de qualidade requer vencer distâncias e superar dificuldades logísticas. Este é um trabalho árduo e que o governo do Estado tem realizado de forma exemplar. Estamos firmes no propósito do governador Omar Aziz de garantir as melhores condições possíveis à nossa comunidade escolar”, citou.
Materiais
Nos seis municípios da calha do Purus, serão beneficiados um total de oito escolas estaduais, cinco coordenações educacionais, além do Educandário Santa Rita e o Instituto Beneficente Frei Isidoro Yrigoyen. Eles receberão materiais diversos, de acordo com a necessidade de cada um. Entre os materiais permanentes, estarão sendo distribuídos bebedouros (de garrafão e industrial), baterias para notebook, mesas, cadeiras fixas almofadadas, longarinas, carteiras escolares, quadros brancos, bebedouros, aparelhos condicionadores de ar, dentre outros.
Foram incluídos ainda na remessa utensílios esportivos, tais como bolas de futsal, de voleibol, troféus, medalhas, conjuntos de uniformes para as atividades de educação física, bandeiras, além de mesas para reuniões.
Na região do Alto Solimões, que abrange nove municípios, serão beneficiadas 17 escolas – incluindo escolas indígenas – e sete coordenadorias educacionais.
Na remessa para os municípios do Purus e Alto Solimões, os materiais de expediente, didáticos e permanentes, suprimentos de informática, de limpeza, móveis escolares e diversos somam mais de dez mil itens.