Estudantes da escola Raimundo Nogueira realizam pesquisa escolar sobre a história, economia e cultura dos municípios do Amazonas
Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre a história, aspectos sociais, geografia, economia e cultura dos municípios do Amazonas, a escola estadual Raimundo Gomes Nogueira, localizada no bairro Alvorada (zona centro-oeste de Manaus), realizou nesta semana a feira científica “Municipíadas”. Iniciado no último dia 23, o evento educacional foi finalizado nesta quarta-feira, dia 25.
O evento foi organizado em três fases: a primeira, tendo como ênfase a questão cultural dos municípios, em que cada sala de aula ficou encarregada de apresentar uma atividade cultural relacionada ao município pesquisado e também elegeu um representante (rei e rainha) para simbolizar as características da localidade estudada. No segundo dia foram realizados os jogos escolares com as modalidades de xadrez, dama, dominó, futsal e queimada. No último dia, os alunos apresentaram resultados de pesquisas, através de exposições em sala de aula.
De acordo com a gestora da escola, Tatiane Mendes Ayres, o projeto é interdisciplinar e contou com a colaboração de professores de todas as disciplinas. “Cada turma ficou responsável por um município e, consequentemente, cada professor auxiliou em uma atividade. De cada município pesquisado, foram abordados: sua história, cultura, geografia e economia”, informou a gestora.
Para a feira, foram selecionados 18 municípios, os quais foram objetos de pesquisa, sendo eles: Autazes, Barcelos, Borba, Coari, Codajás, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Airão, Novo Remanso, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Uricurituba.
A feira científica contou a participação de 600 alunos (6º ao 9º ano) e as atividades foram realizadas nos turnos matutino e vespertino.
A assessora pedagógica da Coordenadoria Distrital 3, Irlana Leal, avaliou positivamente a realização da feira. “É muito importante trabalhos pedagógicos desta natureza, pois o aluno passa a valorizar o próprio Estado. Muitos, até então, só conheciam os municípios mais próximos de Manaus como Manacapuru e Itacoatiara, e era grande o desconhecimento acerca dos demais. O Amazonas é imenso e precisamos valorizar o que temos: nossa floresta, nossa terra, nossos rios. Queremos que os alunos se conscientizem da importância de se valorizar essas localidades”, comenta a assessora.
A aluna Paloma Alves, do 9º ano, destacou a relevância da realização desse evento. “É importante conhecer a cultura de outros municípios, as características próprias dessas localidades”, enfatizou.
Outros Projetos
A escola estadual Raimundo Gomes Nogueira tem apresentado bons níveis de rendimento escolar e de acordo com a Mostra de Gestão realizada este ano os resultados são conquistados pelo comprometimento da equipe e por uma série de outros fatores, dentre eles pelo desenvolvimento de projetos como: Semana de Consciência Negra, Rede de Letras, Projeto de leitura e Semana da Literatura Amazonense.