Governador Omar Aziz abre as programações cívicas da Semana da Pátria e Semana do Amazonas
O governador Omar Aziz abriu na manhã do último domingo, 1º de setembro, a Semana da Pátria e do Amazonas, ao receber das mãos do atleta Sandro Viana a tocha com o Fogo Simbólico e acender a pira cívica que permanecerá acesa durante os eventos que comemoram a Elevação do Amazonas à categoria de Província e a Independência do Brasil. A cerimônia acorreu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na avenida Brasil, Compensa, zona oeste, e contou com a presença do vice-governador José Melo, do prefeito Arthur Virgílio Neto e autoridades civis e militares.
O ponto alto da cerimônia, organizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), foi o momento em que o governador Omar Aziz acendeu a pira, após a Corrida do Fogo Simbólico, cujo percurso foi da ponte Rio Negro ao Ceti. A tocha com o símbolo da Semana da Pátria foi conduzido por estudantes de escolas da rede pública e, no final do percurso, pelo velocista Sandro Viana, medalha de bronze nos últimos Jogos Pan-Americanos, que a entregou ao governador. Do Ceti, a pira cívica foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros até a Ponta Negra, onde permanecerá exposta até o dia 7 de setembro.
Em seu discurso, o governador falou sobre o tema “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas” e disse que o mesmo faz refletir sobre os sentimentos importantes que são o amor pela pátria e a vontade de se construir um país cada vez melhor para se viver. “Amor nós temos que ter em todos os momentos e a esperança é o que nos move. Esperança por dias melhores, por uma qualidade de vida melhor, por educação e saúde melhores; esperança de viver em paz, com mais segurança e tranquilidade. A esperança que temos em viver em harmonia e poder construir um Amazonas melhor, cada vez mais forte e melhor para se viver”, disse o governador, ao completar que esse sentimento deve ser seguido de uma “ambição boa” e determinação para se fazer as mudanças.
[caption id="attachment_3196" align="aligncenter" width="374"] Governador Omar Aziz discursou falando sobre a importância do civismo e amor à Pátria.[/caption]
Omar Aziz também elogiou a escolha dos homenageados na Semana da Pátria. Este ano, o título de “Mulher Amazonense” foi para a médica Mônica Bandeira Melo; o “Vulto Estadual” foi para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, (TCE), radialista Josué Cláudio de Souza Filho, que também foi secretário estadual de Educação; e o “Vulto Nacional”, a Carlos Zamith. “O Zamith foi um grande cronista esportivo, muito importante para a história do esporte no Estado. O Josué Filho tem uma relação muito próxima com a educação e a doutora Mônica Melo está na vanguarda desse movimento que fez com que o Amazonas fosse o primeiro Estado a adotar a vacina contra o HPV, que vai nos ajudar a erradicar o câncer de colo de útero”, frisou o governador.
[caption id="attachment_3197" align="aligncenter" width="332"] Homenagem à Mulher Amazonense: Mônica Bandeira.[/caption]
[caption id="attachment_3198" align="aligncenter" width="322"] Homenagem ao Vulto Estadual: Josué Cláudio de Souza Filho.[/caption]
[caption id="attachment_3199" align="aligncenter" width="318"] Homenagem ao Vulto Nacional: Carlos Zamith representado pelo filho).[/caption]
Corrida mobiliza Estudantes – Com o tema “Semana da Pátria de Amor e Esperança”, a abertura da programação patriótica foi marcada pela Corrida do Fogo Simbólico. Cento e vinte estudantes da rede estadual e municipal de educação, além de atletas amazonenses, entre eles o velocista Sandro Viana, participaram do revezamento com a tocha. O fogo simbólico partiu da cabeceira da ponte do lado de Iranduba seguindo até o acendimento da pira cívica que foi montada no Ceti Áurea Braga.
[caption id="attachment_3200" align="aligncenter" width="334"] Pela primeira vez a Corrida do Fogo Simbólico teve como percurso a Ponte Rio Negro.[/caption]
O estudante Gelson Cesário, 15, contou a experiência de representar a população amazonense no revezamento com a tocha. “O sentimento é de um orgulho e patriotismo porque eu representei não só a classe estudantil, mas também, o povo amazonense”.
O sentimento de honra também foi compartilhado pela atleta amazonense Paula Souza, 16. Na corrida com a tocha ela representou as mulheres e o esporte local. “A oportunidade de participar da abertura da semana da pátria e poder carregar a tocha me deu a sensação de comprometimento com o meu Estado e satisfação de poder representar os atletas amazonenses”.
[caption id="attachment_3201" align="aligncenter" width="309"] Corrida envolveu comunidade escolar de Iranduba e de Manaus.[/caption]
[caption id="attachment_3202" align="aligncenter" width="312"] Encerando a corrida, atleta velocista Sandro Viana entregou a tocha cívica ao governador Omar Aziz.[/caption]
Após a cerimônia realizada no Ceti Áurea Braga, a pira cívica foi conduzida à Ponta Negra, onde ficará exposta até o dia 7 de setembro. Na Ponta Negra, a cerimônia de acendimento da pira foi conduzida pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.
[caption id="attachment_3203" align="aligncenter" width="321"] Secretário da Seduc Rossieli Silva presidiu a cerimônia de acendimento da pira cívica na praia da Ponta Negra.[/caption]
Programação da Semana da Pátria e do Amazonas
Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, as atividades programadas terão como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas. “Buscaremos favorecer junto à sociedade o civismo e o respeito aos símbolos pátrios. Será um momento ímpar em que procuraremos levar a sociedade e especialmente a comunidade estudantil a uma reflexão acerca de fatos históricos que marcaram a história do país e de nosso Estado”, ressaltou o secretário.
5 de Setembro – No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província (5 de setembro) as atividades serão iniciadas às 8h, na Praça da Saudade (Centro de Manaus) com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. Durante a homenagem, estarão presentes 400 representantes das seguintes corporações: Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros. Também participarão das atividades representantes da Maçonaria, gestores das escolas da rede pública, autoridades do Estado e comunidade em geral.
Na sequência, às 17h, no Centro de Convenções (Sambódromo) será realizado o tradicional desfile cívico escolar, que este ano reunirá mais de 15 mil estudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais. A programação do desfile terá como base o tema da Semana da Pátria e do Amazonas – “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas” – onde estudantes de todas as zonas da cidade de Manaus apresentarão painéis ilustrativos ressaltando o valor dos recursos naturais, programas educacionais e projetos sociais desenvolvidos no Estado do Amazonas.
7 de setembro – No dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada no Centro de Convenções (Sambódromo), às 9h, o tradicional Desfile Cívico Militar reunindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros. O desfile será precedido, às 8h, pela apresentação das Bandas do Comando Militar da Amazônia (CMA), Polícia Militar e do7º Comando Aéreo Regional (Comar), seguido de Desfile Aéreo. Seguindo a programação, às 17h, na Ponta Negra, ocorrerá a cerimônia de “Abafamento do Fogo Simbólico”, encerrando oficialmente a Semana da Pátria e do Amazonas.