Professores poderão escolher o calendário letivo que será adotado pela rede estadual de educação em 2014
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta sexta-feira (16), no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na Avenida Djalma Batista, o lançamento do edital para escolha do Calendário Escolar de 2014.
Na ocasião o secretário de Educação, Rossieli Soares da Silva, apresentou aos gestores escolares as três propostas elaboradas por uma equipe técnica as quais serão apreciadas e votadas por aproximadamente 20 mil professores e pedagogos entre os dias 19 e 23 de agosto.
Segundo o secretário Rossieli Silva, a ação democrática de iniciativa do Governo do Estado, via Seduc, visa possibilitar de forma democrática aos educadores da rede a escolha do calendário escolar que será adotada no ano letivo de 2014. “Terão direito a voto, professores e pedagogos lotados nas escolas da rede pública estadual de ensino, tanto da capital quanto do interior. A expectativa é que 20 mil profissionais participem do processo”, informou.
A votação ocorrerá no período de 19 a 23 de agosto em todas as escolas públicas estaduais. Os votos serão apurados entre os dias 28 e 30 de agosto e o resultado final será divulgado oficialmente no dia 2 de setembro no site da Seduc.
Propostas
As três propostas que serão apresentadas aos educadores para votação foram elaboradas por uma comissão técnica da Seduc e atentam para o estabelecimento de 200 dias letivos divididos em quatro bimestres conforme determina a Lei Federal Nº 9.394/1996.
Dada as programações esportivas em virtude da Copa da FIFA de 2014 – que se dará nos meses de junho e julho e da qual Manaus é uma sub-sede – os três calendários antecipam a atividade escolar e propõem o início do ano letivo em janeiro ou fevereiro, com férias que variam em quantidade de dias em janeiro e junho.
Conheça, ao clicar nos links abaixo, as três propostas apresentadas para votação:
Proposta 1
Proposta 2
Proposta 3