Escola estadual Roxana Bonessi recebe visita de educador americano
Vencedora do ‘Prêmio de Gestão Escolar 2012’, a escola estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi recebeu, nesta manhã, a visita do norte-americano Quintin Shepherd, diretor/superintendente do distrito escolar de Skokie, no estado de Illinois, nos Estados Unidos (EUA).
Em 2012, os gestores de cada estado brasileiro vencedores do Prêmio de Gestão Escolar foram aos EUA conhecer como as escolas norte-americanas são administradas. Na ocasião, a gestora da escola amazonense, Francisca Cunha Lima, foi apresentada ao trabalho desenvolvido por Quintin, na vila de Skokie.
Agora, ainda como parte da programação do Prêmio de Gestão Escolar, Quintin retribui a visita, e veio a Manaus conhecer como se dá a gestão da escola destaque no Estado do Amazonas, no ano de 2012. Nos EUA, o educador é reconhecido nacionalmente pelo trabalho que realiza na área de educação em Skokie, recebendo o título de diretor comprometido e superintendente do ano.
[caption id="attachment_2953" align="aligncenter" width="300"] Quintin Shepherd retribuiu a visita, e veio a Manaus conhecer como se dá a gestão da escola destaque no Estado do Amazonas, no ano de 2012[/caption]
“Tenho mais de 30 anos de atuação na educação e tudo que vivo é um aprendizado para o meu trabalho, porque a gente sempre tem que avançar. A experiência de ir aos EUA foi mais uma coisa que acrescentou nessa busca. Assim como eu tenho certeza que a nossa experiência também pode contribuir para o trabalho dos gestores de lá (EUA)”, comentou Francisca.
Quintin disse que a relação de parceria que a escola amazonense busca manter com a comunidade foi um aspecto que o impressionou na gestão de Francisca. “É interessante ver que a escola oferece serviço de Internet à comunidade, mantém parcerias com os trabalhadores da feira, do posto médico. Isso é um exemplo que podemos seguir”, disse o superintendente. A escola Roxana Bonessi fica localizada no bairro Colônia Oliveira Machado (Zona Sul de Manaus), área que já foi muito marcada por graves problemas sociais, como a violência.
Ao apresentar cada setor da escola e a forma como as tarefas administrativas e pedagógicas são distribuídas, Francisca lembrou a Quintin que, em Manaus, há outras unidades de educação tão boas quanto a Roxana Bonessi. “A Roxana não é a única. Há escolas até melhores. É claro que exalto mais a minha, porque é a minha paixão, é o meu trabalho. Mas temos outras escolas no mesmo padrão”, ressaltou a gestora.
Quintin classificou de “maravilhosa” a iniciativa do Amazonas em transformar em política de estado a construção de escolas de tempo integral. “É maravilhoso. É uma iniciativa importante. Pode até ser difícil, mas é muito válido”, disse o diretor.
Depois de almoçar com os alunos da escola Roxana Bonessi, Quintin foi conhecer o Centro Educacional de Tempo Integral Sérgio Pessoa, na Zona Leste, e a escola Sólon de Lucena, na Zona Centro-Sul. A viagem de intercâmbio com o Amazonas encerra no dia 10. De Manaus, o gestor norte-americano segue para o Estado de Roraima.
[caption id="attachment_2954" align="aligncenter" width="300"] Quintin disse que a relação de parceria que a escola amazonense busca manter com a comunidade foi um aspecto que o impressionou na gestão[/caption]
Professor de música, Quintin é doutor em Administração Escolar e Fundações. Há nove anos ocupa o cargo de superintendente, cinco deles no distrito escolar de Skokie. Na função, o educador administra recursos e executa as políticas públicas na área de educação.
Atualmente, Quintin coordena quatro escolas da região, onde trabalham 300 professores oferecendo aulas a 2.005 estudantes. “No passado, as escolas lá eram muito pobres, esquecidas. Foi feito um trabalho independente, e hoje as escolas são referência nacional”, contou o superintende.
A escola Roxana Bonessi oferece atendimento diário a 432 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foi a primeira instituição pública de educação básica no Brasil a receber a certificação ISO 9001 e em 2011 comemorou o avanço de mais de um ponto percentual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O avanço de 5,3 para 6,3 a qualificou como uma das escolas públicas de ensino fundamental com maior rendimento no Amazonas.
O Prêmio de Gestão Escolar é coordenado em cada Estado pelas Secretarias Estaduais de Educação, sendo uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e contando com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
395 Foi o número de escolas das redes estadual e município que participaram no Amazonas da seleção do Prêmio Gestão Escolar de 2012. Francisca Cunha defende que a premiação resultou de um trabalho contínuo da equipe escolar que trabalha para oferecer um atendimento diferenciado aos seus alunos.
“O prêmio deixou nossa equipe orgulhosa e serve para pontuar um projeto que se pauta pela qualidade nos serviços prestados e que vem sendo desenvolvido com entusiasmo há vários anos”, comenta Francisca, que administra a escola Roxana Bonessi desde 1994.