Escola Estadual Carvalho Leal realiza atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente
Com o objetivo de orientar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, a escola estadual Carvalho Leal pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 01, promoveu nos dias 29 de maio e 4 e 5 de junho a Semana do Meio ambiente. As atividades foram desenvolvidas com 287 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
A abertura da Semana do Meio Ambiente, realizada na última quarta-feira (29), teve como palestrante a coordenadora do evento, professora Soraya Freire, que proferiu palestra com o tema “Malefícios da Poluição ao Meio Ambiente”. Em seguida, houve o lançamento do concurso de cartazes com o mesmo tema, no qual os estudantes desenharam os diversos tipos de poluição.
Após as atividades, os alunos também participaram de uma oficina, que foi realizada nas salas de aula, na qual tiveram a oportunidade de montar cachorros, vasos de planta, brinquedos e enfeites de casa, com materiais recicláveis como garrafas pet, caixas de leite e papelão.
Nesta terça-feira (4), cerca de 70 estudantes apresentaram seus cartazes com desenhos feitos anteriormente, sobre a poluição sonora, visual, do ar, da água, do solo, dentre outras, os quatro trabalhos que se destacaram, foram premiados com um kit de material escolar. Além disso, os professores e alunos realizaram um estudo sobre quatro ruas do bairro, observando como a comunidade armazena o lixo, como é realizada a limpeza das ruas e quantas lixeiras havia por casa.
Segundo Soraya Freire, após a coleta dessas informações, os dados foram expostos na forma de gráficos para serem trabalhados como descritores da Prova Brasil, relacionado ao tratamento de informações.
Sobre a importância da Semana do Meio Ambiente, Soraya Freire acredita que a escola necessita abordar temas que envolvam o contexto social do educando. “A escola deve buscar na educação o caminho para sensibilizar a importância do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida. O conceito de preservação pode ser trabalhado desde a conservação da parede da escola até a defesa dos animais em extinção. Acreditamos que desde cedo o aluno necessita valorizar tudo aquilo que o cerca e, dessa maneira, viver em harmonia”, destacou a coordenadora.
Nesta quarta-feira (5) foi realizado o encerramento da Semana do Meio Ambiente, com a palestra “Educar para preservar”, que abordou a importância da preservação do meio ambiente através da educação. A palestra foi realizada no pátio da escola, com a participação de todos os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.
Contribuíram para a realização do evento, a gestora da escola, 12 professores, um pedagogo e demais funcionários que trabalharam com o compromisso de educar para preservar e colaborar para um ambiente mais saudável e acolhedor.