Seduc disponibilizará vagas de mestrado para professores e pedagogos da rede pública estadual
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai oferecer, pela primeira vez, a professores e pedagogos da rede estadual de ensino 50 vagas de estudo para Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública. As vagas para os profissionais da Seduc foram adquiridas junto à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Segundo o secretário esta é uma ação inédita do Governo do Estado focada na qualificação do magistério e que tem como meta promover a formação continuada de pelo menos 6 mil professores e pedagogos. “Como anunciado pelo governador Omar Aziz, colocaremos em prática uma ampla política de qualificação de nossos educadores e um dos primeiros passos neste sentido será a disponibilidade, para ampla concorrência, de 50 vagas para mestrado que financiaremos junto aos interessados”, apontou Rossieli Silva.
Segundo a diretora do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan),Regina Marieta, nenhuma instituição de ensino superior no Estado oferece esse modelo de mestrado. Conforme a diretora, as inscrições para concorrer às vagas de estudosserão abertas assim que a universidade mineira publicar o edital para o ingresso no seu Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública.
“O edital deve ser lançado nos próximos dias, pois a previsão é que as provas já sejam realizadas no mês de junho. A informação que temos, é que a UFJF está aguardando que todos os estados que contrataram vagas do mestrado publiquem portarias sobre o processo seletivo”, explicou Regina Marieta.
A portaria GS nº 606, que trata sobre a participação de servidores da Seduc no processo seletivo para ingresso no Mestrado da UFJF foi publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas do dia 20 de maio. A publicação pode ser acessada por meio do endereço eletrônico www.imprensaoficial.am.gov.br.
Entre os pré-requisitos para participar da seleção para o mestrado, o professor ou pedagogo tem que ser do quadro efetivo da Seduc e deve estar desempenhando suas atividades normalmente. “A seleção é de ampla concorrência. O único critério é que seja professor e pedagogo efetivo, e esteja na escola. Não esteja em outro órgão, em outra secretaria”, disse Regina Marieta.
A diretora destaca que o ingresso desses profissionais no mestrado vai colaborar para ampliar o quadro de profissionais pós-graduados da Seduc.
A previsão do Cepan é que as provas de seleção para o mestrado sejam realizadas no mês de junho, em Manaus. As despesas com inscrição e deslocamento até a capital para fazer as provas devem ser bancadas pelos candidatos.
Os servidores aprovados para o mestrado terão os encargos do curso e as despesas com hospedagem, alimentação e transporte nas fases presenciais (em Juiz de Fora) custeados pela Seduc. Segundo Regina Marieta, durante os dois anos de curso, os professores e pedagogos terão cinco encontros para aulas presenciais em Minas Gerais. Cada encontro na UFJF durará 21 dias
“Mas os professores e pedagogos não se afastarão de suas atividades durante o Mestrado. Após cada período que passarão na universidade, eles retornam para as escolas. É bom que eles vão ter oportunidade de aplicar os conhecimentos à medida que vão aprendendo”, disse a diretora do Cepan.
A previsão do Cepan é que em julho desse ano iniciem as aulas do Mestrado e, em julho de 2015, os 50 professores e pedagogos da rede estadual concluam o curso. O Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública oferecido pela UFJF é na modalidade Profissional.
De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.
Requisitos exigidos
- Ter cargo efetivo e estável de professor ou pedagogo da Seduc, desempenhando ações, projetos ou programas relacionados às linhas de pesquisas do Mestrado profissional, a saber:
a) Modelos, Instrumentos e Medidas Educacionais;
b) Gestão, Avaliação e Reforma da Educação Pública;
c) Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública;
d) Avaliação, Currículos e Desenvolvimento Profissional de Gestores e Professores da Educação Básica
- Não estar freqüentando curso de pós-graduação, stricto sensu, financiado pela Seduc ou por qualquer órgão do Estado do Amazonas ou por quaisquer agências ou órgão do Governo Federal.
- Não possuir titulação de mestrado.
- Possuir disponibilidade de tempo para os estudos e condições para atendimento das exigências do curso.
- Não estar cumprindo a contraprestação de serviço em decorrência de afastamento ou financiamento de estudo concedido pela Seduc.
- Ter a cumprir, pelo menos, cinco anos de efetivo exercício na Seduc, contados a partir da data da inscrição no processo seletivo para completar as condições exigidas para a sua aposentadoria.
Edital e Instruções para Inscrição (Clique Aqui)