Em visita técnica a Borba e Novo Aripuanã, secretário da Seduc acompanha obras escolares
Em visita ao município de Borba, no dia 30 de abril, o secretário estadual de educação Rossieli Silva participou da abertura dos Jogos Escolares do Amazonas, e reuniu com gestores para tratar sobre a implantação do Fundo Rotativo nas escolas.
Depois de assistir competições do primeiro dia de jogos e cumprimentar atletas, Rossieli visitou alojamentos de algumas delegações que participam da competição. No dia seguinte, 1º de maio, o secretário participou das festividades relativas ao feriado do Dia do Trabalhador.
Ainda no município, Rossieli visitou sete escolas da rede estadual na cidade, com a secretária executiva adjunta do Interior da Seduc, Oceania Dutra, e visitou a basílica da cidade. Borba tem 6,7 mil alunos matriculados em sua rede estadual de educação, distribuídos em 12 escolas. Sete delas estão na zona urbana, e o restante na zona rural.
Antes de deixar o município, na manhã do dia 1º, o secretário de educação reuniu com os gestores escolares. Na reunião, Rossieli abordou alguns dos temas tratados no 8º Encontro de Gestores, realizado em Manaus entre os dias 15 e 19 de abril.
Um dos assuntos tratados na reunião do secretário de educação com os gestores escolares de Borba foi o Fundo Rotativo, ferramenta que viabilizará com maior agilidade o repasse de recursos financeiros às escolas da rede estadual para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.
Rossieli também explicou aos gestores como vai funcionar o Programa de Intervenção Pedagógica (Pipa), também lançado no encontro de gestores. O Pipa é um programa em que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai oferecer assessoramento didático e pedagógico a escolas com baixo desempenho educacional em Língua Portuguesa e Matemática.
O deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD) também fez parte da comitiva que acompanhou o secretário de educação na visita ao município de Borba.
Rossieli prometeu retornar ao município, no mês de junho, para reunir com os professores da rede estadual, e participar dos festejos de Santo Antônio, padroeiro de Borba.
[caption id="attachment_2075" align="aligncenter" width="200"] Secretário Rossieli Silva realizou a abertura dos Jeas, em Santo Antônio de Borba[/caption]
Novo Aripuanã
Ainda no dia 1º de maio, Rossieli Silva seguiu viagem até ao município de Novo Aripuanã, onde visitou obras de reformas e construção de escolas.
Uma das escolas visitadas pelo secretário de educação foi a Joaquim Canamary Gualberto. A unidade de ensino entrou em reforma em 2012. O valor do serviço foi estimado em R$ 930,4 mil. Outra escola em reforma visitada por Rossieli foi a Julieta Lopes de Albuquerque. Estimados em R$ 1,6 milhão, os serviços de recuperação da unidade de ensino iniciaram também em 2012.
As reformas nas duas escolas são realizadas por meio de convênios firmados entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã.
[caption id="attachment_2076" align="aligncenter" width="300"] Em Borba, Rossieli visitou as sete escolas da rede estadual na cidade[/caption]
Durante reunião com professores, gestores e autoridades do município, Rossieli falou das providências que o Governo do Estado do Amazonas está tomando para apressar a conclusão das obras.
Segundo o coordenador da Seduc no município, Almerísio dos Santos Marques, as duas escolas em reforma têm capacidade para atender 2,2 mil alunos. Novo Aripuanã tem cinco escolas da rede estadual.
O secretário também visitou em Novo Aripuanã as obras de conclusão de uma Escola Padrão com ginásio e 12 salas.