Conferências regionais de educação são iniciadas no Amazonas
Ouvir as bases, projetar metas e planejar melhorias para o sistema público de ensino. Com esses objetivos foram iniciados nesta terça-feira (19) os trabalhos das conferências municipais e estadual de educação. Em cerimônia realizada no auditório Belarmino Lins da Assembléia Legislativa do Estado, o Fórum Estadual de Educação reuniu gestores públicos, professores, alunos, sindicalistas e a sociedade em geral para debater a educação. A mobilização terá continuidade com a promoção de conferências em todos os municípios e culminará com a realização da conferência estadual, programada para ocorrer no mês de agosto em Manaus.
Representando o governador do Estado Omar Aziz, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva afirmou durante o encontro que o trabalho empreendido pelas conferências são imprescindíveis para o aprimoramento do sistema educacional brasileiro. “Acreditamos neste trabalho realizado com a base e sabemos que as discussões ali suscitadas serão úteis para a melhoria da educação. São debates que servem para avaliarmos o presente e delinearmos o futuro”, apontou.
Segundo o secretário Rossieli Silva, historicamente, as conferências têm suscitado discussões com sentido prático que geram benefícios para quem está na ponta: os alunos. “Propostas como a ampliação dos repasses federais para a educação, o piso nacional dos professores e mudanças no desenvolvimento do ensino médio nasceram nas conferências. Apoiamos, portanto, estes encontros por acreditar que as decisões não devem estar restritas ao âmbito dos gabinetes”, destacou Rossieli Silva.
[caption id="attachment_1689" align="aligncenter" width="340"] Evento de mobilização foi realizado no auditório Belarmino Lins, na Assembléia Legislativa do Estado.[/caption]
Presidindo o fórum estadual, o titular da Seduc lembrou que o Governo do Estadual vai colaborar e apoiar logisticamente a realização das conferências nos 62 municípios do Amazonas. “Até o mês de maio as conferências municipais devem ser realizadas e iremos apoiar suas realizações, de maneira prática, mobilizando secretários municipais e prefeitos para a causa”, completou Rossieli, destacando a participação de representantes sindicais e movimentos estudantis no evento que marcou o início dos trabalhos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), professor Marcos Libório, ressaltou a importância das conferências para a comunidade educacional lembrando que os temas em pauta são altamente pertinentes.
O tema da Conferência Nacional de 2014 será “O Plano Nacional da Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. O tema é o mesmo a ser trabalhado pelos Estados e municípios.
Segundo representantes do fórum estadual, as conferências são espaços para se debater e apresentar propostas para a melhoria da educação. Os eventos serão abertos a todos os segmentos da sociedade.