Governo Federal disponibiliza 34 mil vagas para segunda licenciatura e formação pedagógica
Com o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) o Governo Federal está disponibilizando 34.155 vagas em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica para professores e tradutores (intérpretes) de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 18 de março via internet no endereço eletrônico www.freire.mec.gov.br
O Programa, que é coordenado regionalmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica.
Nos programas específicos deSegunda Licenciatura, poderão se pré-inscrever docentes e tradutores intérpretes de Librasque possuam formação em licenciatura, mas que atuam em áreas distintas dessa formação. Nesse caso os docentes interessados devem possuir pelo menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula.
Nos programas de formação pedagógica, podem se pré-inscrever docentes e tradutores intérpretes de Libras graduados, não licenciados e que estejam no exercício da docência na rede pública da educação básica.
Conforme a representante da Seduc e diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), Regina Marieta, a pré-inscrição não garante a matrícula que será efetivada após a comprovação dos requisitos de participação e das normas e procedimentos acadêmicos da Instituição de Educação Superior ofertante do curso.
Além do Amazonas o programa em sua modalidade presencial disponibilizará vagas em cursos aplicados nos seguintes estados: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Requisitos
Para concorrer a uma das vagas nos cursos ofertados, o professor interessado deve realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire (www.freire.mec.gov.br); estar cadastrado no Educacenso na função ‘Docente ou Tradutor Intérprete de Libras’na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.