Rede pública estadual registra mais de 223 mil matrículas em Manaus
Registrando 223.199 matrículas para escolas da rede pública estadual da capital o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou o calendário oficial de atendimentos e requisições de vagas para o ano letivo de 2013 cujas aulas iniciam no próximo dia 4 de fevereiro. Somadas às matrículas para as escolas da Seduc, foram registradas, também, 204.527 matrículas para as escolas da rede municipal da capital, atendida igualmente pelo sistema da Central de Matrículas.
Iniciado no dia 26 de novembro de 2012 com a realização das rematrículas de estudantes que já faziam parte da rede, o atendimento foi aberto de forma ampla ao público no dia 9 de janeiro com a realização dos procedimentos de transferência entre as escolas. Um dos pontos referenciais do processo segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, foi a informatização e a ampliação do número de postos de atendimento. “Conseguimos disponibilizar, em conjunto com a Semed, 373 postos de matrículas. Fato este que colaborou para o sucesso do processo”, apontou o secretário, citando que as metas do poder público estadual foram alcançadas conforme planejamento.
Rossieli Soares destacou ainda o processo seletivo para as escolas de tempo integral, por meio do qual o Governo do Estado disponibilizou para este de 2013 um total de 3.160 novas vagas. “Das quais 927 para o novo Centro de Educação de Tempo Integral Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo que será inaugurado no próximo dia 4 de fevereiro pelo governador Omar Aziz na zona leste de Manaus”, citou o secretário da Seduc.
Atendimento para quem perdeu os prazos
Conforme a gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo, mesmo tendo encerrado o calendário oficial de atendimento, as pessoas que por algum motivo perderam os prazos terão nova oportunidade. “Nesta semana, entre os dias 22 (terça-feira) e 24 (quinta-feira) abriremos o sistema para o atendimento a quem não atentou para o período oficial. Portanto, os que necessitam de atendimento ou ajustes na matrícula devem procurar qualquer um dos 373 postos para fazer sua solicitação”, informou a gerente.
Irlanda Araújo reforçou a informação de que não há necessidade de filas e grandes aglomerações em determinadas escolas, uma vez que todos os 373 pontos de atendimento estão interligados, cabendo à pessoa procurar o local mais conveniente. “Não há necessidade de a pessoa procurar a escola que deseja a vaga para solicitar a vaga, basta se dirigir a posto mais próximo ou o mais conveniente para efetivá-la”, explicou a gerente, frisando que grandes aglomerações e filas em escolas específicas são desnecessárias, uma vez que as vagas estão no sistema.
Para os que perderam os prazos e procurarão um dos 373 postos no período de 22 a 24 de janeiro é necessário portar os seguintes documentos durante o atendimento: RG (do responsável), comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de escolaridade atualizada deste, além de duas fotos 3x4.