IEA comemora 132 anos de atividades
Considerada uma das mais importantes e tradicionais escolas de Manaus, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) comemorou na última semana 132 anos de atividades e serviços prestados em prol da sociedade amazonense. Funcionando na Rua Ramos Ferreira, no centro de Manaus, hoje a escola atende a aproximadamente 1,1 mil estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio e funciona com a modalidade de educação em tempo integral, sendo administrada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação.
A cerimônia de aniversário foi realizada no último final de semana e contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, do secretário Adjunto de Gestão da Seduc, Marcelo Campbell, da secretária adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, da coordenadora do Distrito Educacional 1, Alcinéia Albuquerque, da atual gestora da escola, Shirley Souza, do presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado, Sidney Leite e demais autoridades políticas e ligadas ao setor de Educação.
O evento que marcou os 132 anos do Instituto foi realizado no salão nobre da escola e foi prestigiado por atuais e ex-alunos, professores e familiares do corpo docente e discente. Na ocasião foi dado evidência a símbolos que exaltam a importância da escola, tais como o seu hino, sua bandeira e seus uniformes antigos.
Na cerimônia, o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, exaltou a importância do IEA para a história do Amazonas e lembrou que o espaço foi o local de estudos de importantes personalidades da região. “Comemoramos os 132 anos de uma instituição que já recebeu estudantes ilustres, que tornaram-se magistrados, legisladores, prefeitos, educadores e doutores em diversas áreas do conhecimento. É, portanto, um momento de celebração e grande festividade”, ressaltou o secretário.
Rossieli Silva destacou, além da história, os excelentes resultados obtidos recentemente pelo colégio. “Pelo último resultado do Enem, o IEA firmou-se como uma das escolas com maior pontuação no Amazonas. Como o índice é resultado do talento e esforço coletivo de toda a comunidade escolar, o fato também merece ser destacado”, lembrou o secretário.
Conforme documentos oficiais, o IEA teve uma ampla trajetória de atendimento educacional no Amazonas, passando por Grupo Escolar, escola de formação do Magistério, escola regular e hoje, escola pública estadual de Tempo Integral.