Cultura amazônica é tema de sarau literário realizado pela escola estadual Daisaku Ikeda
Visando estimular o interesse dos jovens pela leitura e pela literatura amazonense, além de despertar na comunidade escolar o gosto pelas produções literárias e artísticas, a escola estadual Daisaku Ikeda, localizada no bairro Gilberto Mestrinho (zona leste de Manaus) promoveu nesta terça-feira (23) seu 4º Sarau Literário. O evento chamou a atenção pela criatividade e envolveu estudantes matriculados entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental.
Durante o evento, realizado no período matutino, a quadra da escola foi o palco escolhido para os alunos declamarem poemas, contos amazônicos, poesias e apresentarem peças teatrais retratando lendas e tradições próprias da cultura regional.
Destacaram-se, também, durante o evento a exposição do projeto ‘Cantinho da leitura’ e a divulgação de um mural literário confeccionado pelos próprios estudantes contendo textos de gêneros diversos por eles redigidos.
Dentre as declamações que mais chamaram a atenção do público, destacaram-se a da poesia “Cunhatã” da escritora Gisele Cereja, pelo aluno Erick Rodrigues de Souza, 10, e “Enchente”, do poeta Celdo Braga, declamada pela aluna Maria Eduarda Freitas, 11.
Sarau motivou os alunos a conhecerem a literatura regional
A gestora da escola estadual Daisaku Ikeda, professora Irenilce Oliveira, disse que a atividade atingiu os objetivos propostos. “Destacamos o empenho dos estudantes e a participação dos seus familiares no evento. Isso evidencia o grau de interesse que a família dedica à educação dos seus filhos”, disse a gestora.
A 4ª edição do Sarau foi encerrada com a citação à ‘Marcha de Carnaval’ em homenagem ao livro “Meu Bloco na Rua” escrito pelo jornalista Mario Adolfo e interpretado pelos alunos do 6° ano da escola.