Seduc capacita monitores do programa de reforço escolar e projeto Avançar
Pensando em otimizar suas ações pedagógicas a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta semana, entre os dias 6 e 8 de novembro uma capacitação técnica direcionada aos 130 monitores que atuam no programa de reforço escolar ‘Criando Oportunidades’ e no projeto ‘Avançar’.
Abrangendo fundamentação teórica e prática sobre Leitura, Alfabetização e Produção de Textos, a capacitação foi coordenada pela gerência de Ensino Fundamental da Secretaria e aplicada por formadores da Editora Positivo. O curso foi realizado no auditório Canaã, localizado no bairro do Japiim, zona centro-sul de Manaus.
Realizado nos turnos matutino e vespertino a capacitação envolveu palestras, discussões teóricas e oficinas práticas e de acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, o saldo foi positivo. “O encontro procurou oferecer suporte aos que atuam diretamente nos dois programas oferecendo a eles embasamento teórico e sugestões metodológicas para dinamizar as açções em sala de aula em prol dos alunos”, explicou o professor.
Segundo a formadora da Editora Positivo e uma das palestrantes do encontro, Cristina Monteiro, as oficinas ministradas devem contribuir para a efetivação de um processo de alfabetização de qualidade crescente. “Acreditamos que o conteúdo auxiliará os professores monitores no acompanhamento aos alunos”, comentou Criatina Monteiro, que juntamente com as professoras Rosemara Vicente e Luciana Rodrigues conduziram o trabalho de formação.
Reforço Escolar
O programa de reforço escolar “Criando Oportunidades” é uma ação inédita no Amazonas lançada pelo Governo do Estado e que busca elevar o rendimento dos estudantes do ensino fundamental, por meio da aplicação de aulas ministradas no contraturno escolar, sob a orientação de professores e monitores previamente capacitados.
Integrados ao programa, os estudantes recebem material didático específico e têm acesso a aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática, ministradas três vezes por semana em suas próprias escolas. Em 2012 o programa está sendo aplicado na capital e em mais 13 municípios do interior beneficiando, aproximadamente, oito mil alunos matriculados no ensino fundamental.
Igualmente importante, o projeto ‘Avançar’ atua de forma pedagógica objetivando a redução da distorção idade-série no estado. O programa foi reforçado recentemente com a adesão do Amazonas, via Seduc, ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).