Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seduc lança Plano de Gestão Transparente

Oferecer três mil vagas para cursos de pós-graduação aos professores da rede estadual de ensino, aquisição de 810 mil livros para o programa de estímulo à leitura aos estudantes do ensino fundamental e licitação para a compra de 50 mil tablets para estudantes do terceiro ano do ensino médio são algumas das ações que constam no Plano de 100 dias para Gestão Transparente, lançado na manhã de hoje (2/10) pelo secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, 33 anos, durante coletiva para a imprensa.
 
O conjunto de ações estratégicas tem o propósito de ser um documento público para que a sociedade conheça e acompanhe, pelo site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o progresso dos projetos elencados. Segundo o secretário Rossieli Silva, todas as medidas serão consolidadas até o término da gestão do governador Omar Aziz, no final de 2014, e a maioria delas já começam a ser realizadas nos próximos dias, com impacto direto no cotidiano de alunos e professores.
 
Uma das ações que constam no plano é a criação de um programa inédito de qualificação do magistério. “Pretendemos oferecer pelo menos 3 mil vagas em cursos de pós-graduação gratuita para os professores da rede estadual e realizaremos isto firmando parcerias com instituições de ensino superior cujos dirigentes já estão se reunindo conosco”, informou Rossieli Silva.
 
Ainda no âmbito de projetos voltados aos profissionais da educação, o novo plano buscará garantir melhorias salariais e repasse de implementos tecnológicos aos educadores. “Já estamos nos reunindo com o sindicato dos professores (Sinteam) e de forma conjunta estamos trabalhando na revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Secretaria, onde serão asseguradas as progressões verticais e horizontais aos funcionários de carreira. Além disso, iniciaremos um processo de licitação para, no menor espaço de tempo possível, repassarmos tablets a todos os nossos professores que atuam no ensino médio”, anunciou o secretário.
 
Rossieli indicou ainda que, já tendo sido convocados todos os professores aprovados no último concurso, a Secretaria deve intensificar, e concluir nos próximos meses, as chamadas dos demais profissionais aprovados, tais como psicólogos e assistentes sociais. 
 
 
O novo plano prevê ainda medidas audaciosas na área pedagógica. “Investiremos em projetos de estímulo à leitura onde pretendemos distribuir 810 mil livros para alunos do ensino fundamental e equipar as escolas de ensino médio com, pelo menos, novos 80 mil exemplares”, indicou o secretário, acrescentando que também serão lançados concursos de gêneros textuais, nos quais estudantes e professores terão seus trabalhos publicados pelo Governo do Estado.
 
A Seduc também pretende trabalhar de forma intensa para reduzir os índices de analfabetismo no estado com o programa “Amazonas Alfabetizado”, que deve atender 120 mil pessoas até 2014. “Outra medida pedagógica com grande impacto, beneficiando a capital e o interior será a expansão do programa de reforço escolar ‘Criando Oportunidades’ que deve beneficiar mais 25 mil alunos. O projeto ‘Avançar’, de correção do fluxo idade-série, deve chegar a pelo menos 80 mil estudantes”, informou o secretário Rossieli Silva.
 
Obras e novas tecnologias  
 
Esta gestão também terá como marca a ampliação sistemática da rede de ensino, priorizando a expansão da rede de escolas de tempo integral. “Sabemos dos benefícios que o ensino de tempo integral tem trazido à população. Deveremos construir mais 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), sendo nove no interior e três na capital”, afirmou o secretário da Seduc, enfatizando que dois Cetis já estão com as obras iniciadas: um na reserve Duque e outro no bairro Santa Etelvina (conjunto Meu Orgulho).
 
O Governo do Estado também atuará de forma intensa na adaptação de novas escolas de tempo integral e na construção de 11 escolas de ensino regular.
 
Para implementar tecnologicamente as unidades de ensino, o novo plano prevê a expansão do Centro de Mídias para todas as escolas da capital, o repasse de lousas digitais para todos os estabelecimentos de ensino da rede e o repasse de tablets para os estudantes finalistas de ensino médio. “Esta última ação já será viabilizada no início do ano letivo de 2013, com todos os alunos do 3º ano do ensino médio iniciando o ano escolar já com seus tablets”, anuncio Rossieli.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget