Professores e técnicos da Seduc participam de oficina sobre avaliações educacionais
Nos dias 26 e 27 de setembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu oficinas de formação tratando sobre avaliações educacionais realizadas em larga escala e elaboração e revisão de itens (questões de múltipla escolha) próprias do Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). Os trabalhos foram direcionados a professores e técnicos das sete coordenadorias distritais da cidade de Manaus e os trabalhos aconteceram na escola estadual Sólon de Lucena (zona sul de Manaus).
Com o público estimado de 150 pessoas, a formação também foi direcionada a demais representantes da Seduc, dentre os quais, técnicos das gerências de ensino fundamental, de ensino médio, da educação de jovens e adultos (EJA) e ainda a profissionais que atuam no Centro de Mídias de Educação e supervisores educacionais do interior.
As oficinas tiveram como objetivo intensificar as ações pedagógicas a partir da vivência de elaboração, análise, construção e reconstrução de itens de avaliação. As oficinas foram organizadas pela Gerência de Avaliação da Seduc com colaboração do Cespe/UnB.
De acordo com a equipe que coordenou as atividades, o primeiro dia de oficinas teve como foco o trabalho desenvolvido junto aos anos iniciais do ensino fundamental com ênfase no ensino da Língua Portuguesa e da Matemática. No segundo dia os trabalhos tiveram como foco o ensino médio.
A técnica da gerência de avaliação da Seduc e uma das responsáveis pela organização do evento, Claúdia Maria Pereira, explicou que as oficinas ofereceram subsídios para uma atuação mais eficaz dos professores. “Levamos os educadores a analisar cuidadosamente os itens (questões) que costumam constar em avaliações como a do Sadeam para que eles intensifiquem a formação dos estudantes”, informou.
As oficinas contemplaram a observação de composição de itens e também a análise dos mecanismos de interpretação dos resultados obtidos na edição de 2011 do Sadeam.
Sadeam
Para ser aplicado bienalmente nos anos em que o Ministério da Educação não realiza as avaliações que resultam no Ideb, o Governo do Estado criou o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).
Em atividade desde o ano de 2008, o sistema permite a avaliação do desempenho individual e coletivo dos estudantes amazonenses. Os números e dados estatísticos obtidos por esta ampla avaliação servem como subsídio para a gestão institucional no que se refere às definições de políticas públicas educacionais.