Representantes do BID conhecem projetos da Seduc e sinalizam investimentos para o Amazonas
Em visita a Manaus, na manhã desta terça-feira (19), a nova representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Daniela Carrera Marquis e o coordenador Principal de Países da Instituição, José Jorge Seligman, reuniram-se com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva e conheceram alguns dos projetos com maior impacto social na área da educação básica desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc: o Centro de Mídias de Educação e os Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti). Após reunião com o governador Omar Aziz no início da semana, a comitiva do Banco mostrou interesse e sinalizou com a possibilidade de futuros investimentos em projetos públicos estaduais, incluindo os do setor de educação.
Adiantando que os investimentos do BID em projetos educacionais no Amazonas podem chegar a US$ 150 milhões, o secretário Rossieli Silva informou que a Seduc está pleiteando, junto ao BID, investimentos para a construção de 12 novos Cetis, ampliação do atendimento do Centro de Mídias de Educação, adaptações de engenharia para transformar escolas convencionais em instituições de ensino em tempo integral, ações destinadas à formação de professores, além da expansão dos projetos de correção do fluxo escolar (Projeto Avançar) e de reforço escolar.
Em atividade há seis anos e contando com uma plataforma de comunicação via satélite que leva aulas diárias a alunos de comunidades rurais do Amazonas, o Centro de Mídias de Educação foi um dos projetos que os representantes do BID fizeram questão de conhecer. Ao visitar a central de transmissão e os quatro estúdios de TV (localizados no bairro do Japiim, zona centro-sul de Manaus) a comitiva avaliou positivamente o caráter inovador e a abrangência do projeto, que hoje está atendendo 31.165 estudantes em 2.100 comunidades nos 62 municípios do Estado, oferecendo aulas de ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos.
Representantes do BID, acompanhados pelo secretário da Seduc, Rossieli Silva, conheceram o Centro de Mídias de Educação.
Durante a visita, a equipe do BID acompanhou na prática a transmissão das aulas e interagiu por meio de vídeo-conferência com alunos atendidos nas zonas rurais dos municípios de Manacapuru e Maués. “O projeto é impactante e nossa intenção, após esta visita, é obter detalhamentos, conhecendo-o a fundo”, disse Daniela Carrera Marquis.
Após conhecer o Centro de Mídias, os representantes do BID visitaram o Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, zona Sul de Manaus. Atendendo a 980 alunos com a oferta de ensino em tempo integral, o complexo de ensino é um dos nove Cetis construídos e mantidos pelo Governo do Estado, os quais atendem em conjunto aproximadamente nove mil alunos com projetos educacionais inovadores e estrutura física diferenciada que incluiu piscina, campo de futebol, auditório, sala de música, refeitório, academia, quadra poliesportiva coberta, gabinete odontológico, laboratórios de ciência, salas de aulas climatizadas e outros ambientes.
Comitiva também conheceu um dos nove Cetis inaugurados pelo Governo do Estado
“Estamos em um processo de realizar uma estratégia de apoio a projetos nas áreas de saúde e educação em todos os estados da região norte. No Amazonas, há vários projetos encaminhados”, disse a representante do BID.
De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Silva, a visita da comitiva aos projetos estaduais desenvolvidos pelo Governo do Estado na área de educação é um sinal de possíveis investimentos em benefício da comunidade escolar. “Será uma parceria extremamente bem-vinda que deve dar impulso a ações estratégicas desenvolvidas pela Seduc com profundo impacto social”, apontou.
Durante a visita a Manaus, os representantes do BID ainda obtiveram informações sobre o andamento do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Programa Social e Ambiental dos Igarapés do Interior (Prosai-Maués) e também sobre novos projetos como o de construção da Cidade Universitária e do Hospital da zona norte.