Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

“Manaus antiga e Manaus atual” é tema de mostra realizada pela escola estadual Olavo Bilac

A evolução urbana, populacional e cultural de Manaus nos últimos 50 anos foi retratada pelos estudantes da escola estadual Olavo Bilac, localizada no bairro de São Raimundo, durante a 8ª mostra científico-cultural da instituição.
 
O avanço econômico da capital amazonense, os costumes da sociedade local e os problemas em seu ordenamento urbano também foram lembrados pelo grupo de 680 estudantes que realizaram pesquisas e apresentaram à comunidade da zona oeste o conhecimento opor eles adquirido.  
 
Dentre os trabalhos expostos, destacaram-se o que apresentou o histórico da cidade de Manaus – com fotos de construções antigas e pontos comerciais centenários – e  o que retratou a cheia histórica deste ano de 2012.
 
Demonstrando as consequências da cheia histórica do rio negro, os alunos do 3º ano do ensino fundamental mencionaram os prejuízos sentidos pela população no que tange à saúde coletiva, quando esta ficou suscetível (durante a cheia) a males como leptospirose, malária e dengue. Neste trabalho, os estudantes Lucielen Costa, Matheus da Silva, Matheus Felipe e Erica de Souza explicaram e demonstraram com fotos esse aspecto negativo ocasionado pela cheia de 2012.
 
Outro trabalho de qualidade foi o que apresentou um panorama do artesanato empreendido em Manaus, onde estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) explicaram que além de enaltecer o aspecto artístico o artesanato se configura como fonte de renda para muitos moradores. Neste trabalho, as alunas Klícia de Souza e Marluce Araújo exibiram itens como tolhas bordadas, sandálias personalizadas, bolsas e utensílios confeccionados por elas próprias.
 
Também chamou a atenção dos visitantes da mostra o trabalho que tratou sobre a história de alguns bairros de Manaus, no qual os estudantes do EJA pesquisaram, no espaço de quatro meses, jornais e livros antigos. 
 
De acordo com um dos orientadores da mostra, professor Leonardo Sampaio, os alunos receberam orientações teóricas em sala de aula em seguida foram ‘a campo’ para realizar as pesquisas. “Os alunos passaram a conhecer mais detalhadamente as características de nossa cidade, visitando pontos turísticos, conversando com pessoas e tirando fotos de locais que mais lhe chamaram a atenção. Foi um trabalho rico e muitos alunos guardarão a experiência por muito tempo”, relatou o professor. 
 
A mostra da escola estadual Olavo Bilac também tratou de temas como: música popular amazonense, gastronomia regional e turismo local.
 
 
Apoio Familiar
 
Para a gestora da escola, professora Rosinete da Silva, a participação da família é fundamental para o sucesso de trabalhos como este. “O acompanhamento das atividades escolares pelas famílias é determinante. Em nossa escola procuramos trabalhar este fator e temos a satisfação de ter 95% dos pais participando ativamente de nossas atividades”, disse a gestora. 
 
A empregada doméstica Raimunda de Souza, 46, é mãe de uma das alunas da escola, e concorda coma gestora da instituição. “Sei o quanto a participação dos pais é importante na vida escolar do filho e acredito que unidos à escola podemos garantir a eles uma educação de maior qualidade”, apontou. 
 
A mostra contou com a participação da coordenadora do Distrito 4 da Seduc, professora Angélica Matilde e equipe.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget