Coordenadoria Distrital 2 dá início à sua 4ª mostra de gestão escolar
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início à mostra de gestão da Coordenadoria Distrital 2 por meio da qual, até o dia 28 de setembro, 37 escolas públicas estaduais das zonas sul e centro sul de Manaus abrirão suas portas à comunidade apresentando seus indicadores de educação e projetos.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, abriu oficialmente a mostra, que ocorreu na escola estadual Antônio Lucena Bittencourt, no bairro Morro da Liberdade. Na ocasião, foram apresentados os índices gerais da coordenadoria e cada uma das escolas do distrito expôs, em estande, suas ações pedagógicas, divulgando uma prévia do que será apresentado às suas comunidades.
De acordo com a coordenação do Distrito 2, a mostra deste ano chega à sua 4ª edição e tem como objetivo apresentar à população os resultados educacionais obtidos pelas escolas nos anos de 2010 e 2011. “Com isso motivaremos os educadores para olhar de forma reflexiva para os resultados, traçando ações e metas para o alcance de melhorias no ano de 2012”, informou a coordenadora do Distrito 2, Oceania Dutra.
Ao conhecer os resultados e dialogar com gestores, alunos e professores, o secretário da Seduc, Rossieli Silva, explicou que a realização das mostras de gestão é importante por contribuir com a inserção efetiva das comunidades e familiares no cotidiano escolar. “Além disso, é uma forma de divulgarmos as ações de cada uma das escolas e prestarmos contas à sociedade de todos os investimentos em Educação”, completou.
Secretário da Seduc, Rossieli Silva, dialogou com gestores e estudantes. Durante a abertura da mostra, foram apresentados projetos escolares.
Rossieli ressaltou ainda que, em âmbito regional, os recentes avanços nos indicadores educacionais são resultantes de um amplo trabalho realizado por professores, gestores e coordenadorias de ensino. “As mostras de gestão se consolidaram na capital e no interior e servem para motivar nossos educadores a oferecer, cada vez mais, um trabalho de excelência, cujo foco principal é o desenvolvimento pleno dos estudantes”, ressaltou.
Durante o evento de abertura da mostra, foram apresentados os indicadores gerais do Distrito 2, no qual a comunidade da zona sul percebeu avanços em todos segmentos educacionais, como no Ideb do ensino fundamental, onde as escolas obtiveram média geral “5.3” (nos anos iniciais) e “4.5” (nos anos iniciais) e ainda “4.0” (no ensino médio).
As escolas do Distrito 2 também apresentaram evolução em seus rendimentos, com 83% de aprovação escolar, 7,43% de evasão e 9,57% de abandono.
Gestores das 37 escolas e equipe distrital se fizeram presente ao evento que reuniu comunitários, professores e alunos.