Escola estadual Padre Pedro Gislandy obtém índice histórico e conquista 42 medalhas nos JEAS
Investindo no esporte como estratégia para motivar seus estudantes e como forma de elevar a qualidade de vida destes por meio da prática da educação física, a escola estadual Padre Pedro Gislandy, localizada no bairro da Compensa (zona oeste de Manaus), atingiu em 2012 um índice histórico nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS), alcançado 42 medalhas na competição. A marca, nunca antes atingida por uma escola pública estadual, levou a direção da escola a promover na última terça-feira uma homenagem a seus alunos medalhistas.
Realizados entre os dias 1º e 10 de agosto, a edição de 2012 do JEAS reuniu 17 mil estudantes oriundos de escolas públicas e privadas da capital e do interior do Amazonas. Em Manaus, os competidores participaram de um total de 25 modalidades, sendo elas: atletismo, basquete, canoagem, capoeira, ciclismo, corrida de orientação, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jiu-jítsu, judô, caratê, luta olímpica, natação, polo aquático, queimada, remo, taekwondo, tênis de mesa, triathlon, vôlei de areia, vôlei de quadra e xadrez.
Após uma temporada intensa de preparação coordenada por seus professores de educação física, os estudantes competidores da escola estadual Padre Pedro Gislandy conquistaram 42 medalhas, sendo elas, 18 de ouro, 14 de prata e 10 de bronze.
Equipe de competidores da escola Padre Pedro Gislandy conseguiu índice histórico nos JEAS.
Para a gestora da escola, professora Francimary Macedo, o resultado surpreendente marca a história da escola e é conseqüente do empenho e talento dos alunos aliado ao planejamento educacional. “O esporte, por ser um recurso motivador, pode ser um forte aliado ao processo de educação. Cientes disso procuramos unir os dois e os resultados favoráveis estão surgindo”, disse a gestora, ressaltando o orgulho pelo feito inédito nos JEAS.
Destaques
A escola estadual Padre Pedro Gislandy destacou-se na competição sendo a melhor da rede pública e segunda instituição a obter o maior número de medalhas em 2012 (a primeira foi o Centro Educacional La Salle, com 53). Dentre os vários talentos da escola, revelados nos JEAS, estão os alunos Ricardo Guimarães, Rithelly Fernandes e Willace da Silva, atletas do jiu-jítsu. Além de conquistar várias medalhas nesta modalidade, a escola recebeu um troféu específico por ter sido a única agremiação campeã – no jiu-jítsu – nas categorias: masculino e feminino.
Outro destaque da escola foi o estudante Victor Manoel, que por conta dos resultados obtidos em anos anteriores dos jogos estudantis, foi convidado para conduzir a tocha olímpica durante a cerimônia de abertura dos jogos, realizada na Arena Amadeu Teixeira. Para ele, que conquistou medalha de ouro na natação, ‘superação’ é a palavra que o define. “No esporte, encontramos forças para superar as dificuldades e sermos vencedores”, disse o jovem, ressaltando o apoio da direção de sua escola para com a prática esportiva.
Outra modalidade disputada com bastante êxito pelos competidores da escola Padre Pedro Gislandy foi a de ‘remo’, onde o grupo escolar formado por 13 alunos obteve 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 5 de bronze.
Na escola estadual Padre Pedro Gislandy, o quarteto de professores responsáveis pelo desempenho histórico da escola no JEAS é formado pelos educadores Elisângela Cruz, Hicler Freitas, Nawton Arthur e Wagner Oliveira.
Localizada no bairro da Compensa, a escola estadual Padre Pedro Gislandy faz parte do Distrito 4 da Seduc, que tem como coordenadora a professora Angélica Matilde.