Estudantes de Manaus e Parintins vencem o concurso de desenhos alusivos à Semana da Pátria
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tornou público o resultado do concurso de desenhos alusivos à Semana da Pátria e do Amazonas 2012. O concurso teve 220 trabalhos inscritos e foi destinado a alunos de escolas públicas estaduais e municipais, tendo como objetivo incentivar o patriotismo e a cidadania, despertar os jovens para valores e atitudes éticas, além de favorecer o surgimento de novos talentos amazonenses.
O concurso teve como vencedores, na categoria ‘Ensino Fundamental’, os estudantes Ivandro Lopes da Silva, da escola estadual Letício de Campos Dantas (Manaus), classificado em 1º lugar; Kézia Fernanda Leão, do Ceti Zilda Arns (Manaus), classificada em 2º lugar e Edson da Silva Junior, da escola estadual Brandão de Amorim (Parintins), classificado em 3º lugar.
Desenho do estudante Ivandro Lopes, da escola estadual Letício de Campos (Manaus): 1º colocado na categoria ensino fundamental.
Na categoria ‘Ensino Médio’, os vencedores foram: Mateus Braga Junior, aluno da escola estadual Brandão de Amorim (Parintins), classificado em 1º lugar; Ramilly Keteliyn Guimarães, da escola estadual João Bosco Ramos de Lima (Manaus), classificada em 2º lugar e Luan Silva Tavares, da escola estadual João Bosco Ramos de Lima (Manaus), conquistando o 3º lugar.
Desenho do estudante Mateus Braga Junior, da escola estadual Brandão de Amorim (Parintins): 1º lugar na categoria ensino médio.
Os estudantes, assim como seus professores orientadores, receberão respectivamente: um notebook (1º lugar), uma câmera filmadora (2º lugar) e uma câmera fotográfica digital (3º lugar). Os prêmios serão concedidos a eles pelo Governo do Estado durante a cerimônia de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas, no dia 1º de setembro.
Com a temática geradora, “Amazonas: Terra de Oportunidades”, os estudantes foram convidados a expressar em seus trabalhos artísticos as características empreendedoras do nosso estado. Conforme regulamento, somente foram aceitos trabalhos inéditos, apresentados em formato A4.
A gerente de Projetos Complementares da Seduc, Marinete Castro, explicou que o concurso é promovido anualmente, porém neste ano apresentou uma nova configuração. “Os alunos deveriam expressar suas ideias através de desenhos. Até o ano passado eles eram convidados a concorrer apresentando um logotipo que serviria como a ‘marca’ da Semana da Pátria. Pelo número de concorrentes – ampliado de 53 em 2011 para 220 em 2012 – acreditamos que a ideia foi positiva e bem aceita junto à comunidade escolar. Com o auxílio de seus professores de Artes, os estudantes corresponderam à nossa expectativa e apresentaram trabalhos de grande qualidade”, relatou a gerente.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão avaliadora, composta por um professor de Artes, um profissional de artes plásticas, dois pedagogos e um design. Os critérios de avaliação levaram em conta a criatividade, a originalidade e a adequação do trabalho elaborado à temática proposta.
Talento revelado e premiado
O estudante Ivandro Lopes, da escola estadual Letício de Campos (Manaus) classificado em 1° lugar na categoria ‘Ensino Fundamental’ disse que participou do concurso por acreditar que seria uma oportunidade de aprimorar o seu dom. “Gosto muito de desenhar e exercito reproduzindo no papel aquilo que me chama a atenção. Para este concurso, desenhei um ribeirinho no seu habitat natural, assistindo TV, demonstrando o moderno e a simplicidade juntos, como forma de progresso. Levei aproximadamente um dia para concluir o desenho e gostei do resultado”, explicou o aluno, mostrando-se muito feliz com a premiação.
Primeiro colocado na categoria ‘Ensino Médio’, Mateus Braga Junior, que estuda na escola estadual Brandão de Amorim, em Parintins, disse que sua inspiração para confeccionar o desenho veio da natureza. “Foquei exclusivamente na natureza, apresentando-a como fonte de sustento e oportunidade. Fiquei surpreso com minha classificação em 1º lugar e orgulhoso por saber que representei muito bem o município de Parintins”, revelou.