Seduc oferece capacitação para monitores do programa de Reforço Escolar
Com o objetivo de capacitar e oferecer fundamentos metodológicos para uma melhor atuação a serviço da comunidade escolar, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ofereceu nesta semana uma formação direcionada aos monitores e estagiários do programa de reforço escolar ‘Criando Oportunidades’. O encontro técnico foi estendido também aos monitores do programa ‘Mais Educação’ e aos assessores pedagógicos de todas as coordenadorias distritais de educação da capital, somando 453 participantes.
Realizado no auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), o encontro contou com a palestra “Resiliência e a Educação no século XXI”, ministrada pela especialista e coordenadora pedagógica regional da editora Positivo, professora Hilda Heller.
Coordenado pela Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, o encontro buscou subsidiar a prática pedagógica dos monitores e estagiários dos programas de reforço escolar e ‘Mais Educação’, visando otimizar o atendimento por eles realizados.
O público alvo do encontro contou com graduandos dos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática e de Ciências Naturais e Biológicas, além de assessores pedagógicos distritais.
Para o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, atividades continuadas de formação e qualificação estão sendo realizadas rotineiramente pela Secretaria objetivando o aprimoramento de seus quadros. “Oferecemos assessoramento e acompanhamento aos nossos estagiários e monitores, acreditando que desta forma os estudantes por eles atendidos poderão usufruir com maior êxito dos programas que participam”, informou Edson Melo.
Programa de Reforço Escolar
Implantando no ano passado pelo governador Omar Aziz, em 2012 o programa de reforço escolar foi ampliado passando a atender aproximadamente 11 mil alunos na capital e no interior.
Por meio dele, estudantes de 114 escolas públicas estaduais da capital e de 66 do interior do Amazonas têm acesso a aulas extras, com acompanhamento pedagógico de monitores previamente capacitados.
Iniciado em Manaus, hoje o programa já está presente também nos municípios de Manacapuru, Carauari, Tabatinga, Benjamin Constant, Coari, Tefé, Novo Airão, Itacoatiara, Parintins, Tapauá, Autazes, Humaitá e Careiro Castanho.