Seduc e Tribunal de Contas oferecem capacitação para Associações de Pais e Mestres
Objetivando fortalecer a presença responsável e a atuação transparente das Associações de Pais, Mestres e Comunitários (APMCs) e dos Conselhos na gestão financeira das escolas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu um encontro de capacitação direcionado aos presidentes e tesoureiros de APMCs atuantes em escolas públicas estaduais de Manaus. O evento foi realizado em parceria o Ministério Público de Contas do Amazonas.
Realizado no auditório Eulálio Chaves (Ufam) e coordenado pelo Departamento de Gestão Escolar da Seduc (Degesc), o encontro procurou orientar os representantes das associações quanto à ‘Gestão Financeira’ e a ‘Lei de Acesso às Informações Públicas (Lei nº 12.527 de 18 de fevereiro de 2011)’
Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, Maria do Carmo Polari, a formação ofereceu fundamentos e orientações legais para uma atuação de maior eficiência, ética e transparência a ser adotada pelas APMCs. Segundo a diretora, no Brasil, cabe às Associações de Pais, Mestres e Comunitários (APMCs) o gerenciamento de verbas designadas pelo Governo Federal para o custeio de ações educacionais.
Participando do encontro, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, ressaltou a importância da parceria com o Tribunal de Contas do Estado tendo em vista a otimização da gestão escolar e a transparência das decisões tomadas em prol da sociedade no âmbito da educação pública.
A capacitação teve como palestrante o Procurador-Geral de Contas do Estado do Amazonas, Dr. Carlos Alberto Souza de Almeida, que trouxe para o centro do debate a relevância de se criar uma cultura de transparência com ênfase no acesso e na divulgação de informações públicas para atender eficazmente as demandas da sociedade.
Além dos presidentes e tesoureiros das APMCs, o encontro também teve como público-alvo todos os gestores das escolas públicas estaduais de Manaus, somando 700 pessoas aproximadamente.