Seduc e SEC promovem a I exposição do projeto ‘Arte e Cultura’ desenvolvido nos Cetis
Com o objetivo de apresentar à sociedade e à comunidade escolar as ações no segmento de arte e cultura que são desenvolvidas rotineiramente nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) em benefício dos estudantes da rede pública, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) promoveram nesta semana a I mostra de resultados do projeto “Arte e Cultura”.
Desenvolvido há um ano, o projeto está beneficiando diretamente 2.640 estudantes da rede pública com faixa etária entre 7 e 17 anos, que têm acesso a oficinas artísticas e aulas de dança, teatro, canto, coral, violão, teclado e flauta.
Durante a mostra de resultados, os alunos beneficiados pelo projeto promoveram uma ‘manhã cultural’ no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral João dos Santos Braga (localizado no Conjunto Nova Cidade), apresentando números criativos de dança, música instrumental, canto e interpretação cênica. Na ocasião foram apresentados os novos instrumentos musicais que servirão ao projeto e o Governo do Estado também repassou notebooks para que sejam utilizados pelos professores no desenvolvimento de suas atividades.
Em uma das muitas atividades do projeto, estudantes participam de oficinas de flauta
Representando a Seduc no evento, o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais do órgão, professor Edson Melo, disse que já em seu primeiro ano de atividade o projeto ‘Arte e Cultura’ já traz resultados positivos. “Em parceria com a SEC desenvolvemos um trabalho diferenciado oferecendo fundamentos de música e demais expressões artísticas em nossas escolas det tempo integral. Os resultados do projeto são imensamente satisfatórios e logo devemos ampliá-lo para demais instituições”, frisou Edson.
Presente no evento, a secretária executiva da SEC, Elizabeth Catanhede ressaltou a importância do projeto na difusão da arte e na complementação das ações educativas desenvolvidas nas escolas. “Este é um projeto que mesmo estando em seu início, muito nos orgulha por seus resultados. Por meio dele, mais de 2,5 mil estudantes estão tendo a oportunidade de trabalhar suas potencialidades artísticas e encontrar na música, na dança e no teatro opções lúdicas de desenvolvimento humano”, apontou a secretária.
A exposição contou com número de dança protagonizado pelos estudantes
Aprendizado
Com12 anos e um talento aguçado para o canto, o estudante Wadson Ryan, que leciona no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire (zona leste de Manaus) disse que o amor pela música nasceu cedo, mas que o interesse específico pelo canto brotou a partir do projeto desenvolvido em sua escola. “Sou grato pelo trabalho que é desenvolvido o do qual eu e meus amigos participamos. Com aulas e oficinas realizadas três vezes por semana, estou aperfeiçoando o meu dom e encontrando na música um estímulo para os estudo e para uma vida mais saudável”, revelou o jovem.
O coral do projeto também mostrou seu talento
Atuando como professor de canto coral, o graduando em Artes e instrutor do projeto ‘Arte e Cultura’, Mizael Printes, comentou que as atividades favorecem a auto-estima de dezenas de jovens e contribui para o nascimento de jovens talentos. “É um trabalho social com grande repercussão e que já está fazendo surgir muitos frutos”.
O projeto “Arte e Cultura” está beneficiando 2.640 alunos da rede pública e envolve diretamente 52 profissionais, dentre coordenadores, pedagogos, professores e estagiários.
Apresentação teatral encerrou a mostra cultural
Na ocasião foram apresentados os novos instrumentos musicais repassados pelo Governo do Estado ao projeto