Coordenadoria Distrital 2 oferece capacitação para 104 merendeiros
Investindo na capacitação de seus profissionais neste período de recesso escolar, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta última terça-feira, dia 3, uma capacitação técnica em “Manipulação de Alimentos” direcionada aos 104 merendeiros e auxiliares que atuam nas escolas públicas estaduais das zonas sul e centro-sul de Manaus. Realizada na escola estadual Nossa Senhora da Divina Providência, no bairro da Betânia, a formação foi promovida e organizada pela Coordenadoria Distrital 2 da Seduc.
A abertura do evento foi presidida pela coordenadora adjunta administrativa do Distrito2 professora Chirley Costa, que explicou o objetivo geral do encontro. “Desde 2005 promovemos este evento de formação, que caracteriza-se como um encontro motivacional. Neste ano, nosso foco é a formação dos merendeiros recém contratados pela Secretaria por meio do último concurso público realizado pelo Estado”, explicou.
Conforme seus idealizadores o encontro teve como um de seus objetivos motivar os profissionais da área de alimentação, orientando-os a manipular os alimentos, zelar pela higiene no ato do preparo diário da merenda escolar assegurando a maior satisfação dos estudantes do ensino publico do Amazonas.
Durante o encontro foram ministradas palestras pela nutricionista Mara Carvalho que explicou a importância da boa alimentação e da higiene e orientou os presentes quanto aos os valores nutricionais e especificidades calóricas de frutas e legumes.
O diretor técnico da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Luiz Otávio, também contribui com a atividade explicando sobre o processo de logística de repasse dos itens alimentícios às escolas da rede pública estadual do Amazonas.
Uma das participantes da formação, a servidora pública Raimunda de Melo, que atua como merendeira na escola estadual Leopoldo Neves, localizado no bairro de Santa Luzia se disse grata pelos conhecimentos adquiridos. “A capacitação foi útil, sobretudo para aqueles que estão ingressando na rede pública por meio do concurso público. Recebemos ricas informações sobre as técnicas de manipulação, higienização e preparo dos alimentos”, relatou.
Ao final do evento todos os presentes receberam certificados de participação concedidos pela Seduc por meio de seu Distrito 2.