Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudantes participam de palestra sobre Linguagem ministrada pelo professor Sérgio Freire

Um grupo de aproximadamente 150 estudantes da rede pública estadual teve a oportunidade, na última semana, de analisar as características da linguagem praticada em nossa região a partir de um bate-papo com o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutor em Lingüística, Sérgio Freire. Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio do Centro Cultural Thiago de Mello, o encontro debateu a mais recente obra do professor Freire, intitulada “Amazonês: Termos e Expressões Usadas do Amazonas”.
 
Resultado de um trabalho acadêmico com respaldo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o livro “Amazonês” foi lançado no ano de 2011 pela Editora Valer e nele o professor Sérgio Freire registra, como em um dicionário, uma variedade de expressões com significado genuinamente amazônico.
 
Arrancando muitos risos da platéia de estudantes, talvez por ela se reconhecer nas expressões regionais mencionadas na obra, a palestra levou os jovens a valorizar a cultura local, conhecer os aspectos e funções sociais da linguagem e a refletir sobre a importância da comunicação, sobretudo a oral.
 
 
Palestra levou os estudantes a reconhecer aspectos da cultura amazonense refletidas na linguagem regional.
 
“Nestas conversas com os jovens, buscamos desconstruir a idéia de que a linguagem oral é de ‘segunda categoria’. Pelo contrário, devemos atribuir a ela grande importância, uma vez que revela nossa identidade e nossas raízes”, explicou Sergio Freire.
 
De acordo com o professor, a identificação com o tema é imediata, conforme demonstrou o interesse dos alunos no encontro. “O livro foi lançado há pouco tempo e já estamos pensando em viabilizar sua segunda edição. Atribuo essa valorização, à identificação das pessoas para com o tema, pois o registro desta identidade regional é muito forte e atrai a atenção”, completou o professor.
 
Durante a palestra, de forma didática, Sérgio Freire frisou aos estudantes que, especialmente no Brasil, cada região é caracterizada por uma maneira de se expressar e por uma linguagem que está em constante construção. “Essa linguagem indica as raízes da sociedade e deve ser valorizada. No nosso caso, a linguagem típica do amazonense indica as raízes culturais que formam nossa cultura, com influência indígena, portuguesa, nordestina, negra, dentre outras”, apontou.  
 
 
 
 Durante a palestra, Sérgio Freire conversou com os estudantes sobre os aspectos sociais da linguagem.
 
Conforme a coordenação do Centro Cultural Thiago de Mello, palestras similares são realizadas no decorrer do ano, contando com a participação de estudantes, professores e comunitários. 
 
Participaram da palestra ministrada pelo professor Sérgio Freire, estudantes do ensino médio das escolas estaduais Cleômenes do Carmo Chaves, Vasco Vasques, Raimunda Holanda, além de alunos dos cursos de línguas estrangeiras do Centro Cultural.
 
 
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget