Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Fapeam oferece bolsas para professores da rede pública estadual

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está recebendo inscrições de professores da rede pública interessados em participar do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI). As inscrições estão abertas e se estenderão até o dia 25 de maio.
 
Os programas são uma iniciativa do Governo do Estado, viabilizados por meio da Federação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).  
 
Ao ingressar em um dos programas, os professores selecionados receberão uma bolsa mensal de “Professor Jovem Cientista Especial” do Governo do Estado, via Fapeam, no valor de R$ 500. De acordo com os coordenadores da ação, caso o professor selecionado tenha vínculo de 20 horas com a Seduc, este terá sua carga dobrada (com vencimentos equivalentes às 20 horas regulares). Já se o vínculo com a rede estadual for de 40 horas, serão automaticamente alocadas 20 horas exclusivas para o projeto.
 
De acordo com um dos coordenadores do projeto e assessor da presidência da Fapeam, Edilson Soares, os dois programas – “Pró-Engenharias” e “RH-TI” – são inovadores no Amazonas e por meio deles será oferecido, a partir de julho, acompanhamento pedagógico e aulas especializadas a estudantes do ensino médio, pré-selecionados, que obtiveram desempenho considerável na primeira etapa do PSC da Ufam. “Nosso ideal é favorecer o ingresso de estudantes no ensino superior oferecendo a estes um embasamento teórico diferenciado que facilite o seu desempenho acadêmico, contribuindo para o surgimento de profissionais de alta qualidade”, destacou.
 
Para participar da seleção e se integrar ao projeto, o professor deve possuir vínculo efetivo com a Seduc e ser formado em uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física, Filosofia e Tecnologia da Informação/Informática com graduação na área. O edital prevê uma vaga para um professor com conhecimento em TI, não necessariamente graduado na área.
 
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 12 vagas, sendo duas para cada programa e a seleção será desenvolvida em quatro etapas, sendo elas: Análise Curricular; Prova Escrita; Prova Didática e, por fim, entrevista.
 
De acordo com o técnico do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Antônio Menezes, as inscrições devem ser efetivadas pelos professores interessados até o dia 25 de maio.
 
Clique aqui e tenha acesso à ficha de inscrição
 
“Ao preencher a ficha, o candidato deverá encaminhá-la ao e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., seguindo as instruções posteriores.
 
 
 
Reunião
 
Na manhã desta quinta-feira (17), as entidades parceiras na execução do programa promoveram uma reunião com dirigentes distritais de educação de Manaus para explicar o desenvolvimento dos trabalhos educacionais e fornecer orientações para as inscrições dos docentes.
 
A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação, no Japiim e contou com a participação do secretário executivo adjunto da Sect, Eduardo Taveira, do diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Edson Melo, do assessor da presidência da Fapeam, Edilson Soares e do coordenador do projeto, Disney Douglas.   
 
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget