Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seduc capacita profissionais para atuar no censo escolar de 2012

Com um encontro iniciado nesta segunda-feira (14) em Manaus e que está reunindo secretários municipais de educação, gestores escolares e profissionais da educação de todos os 61 municípios do interior do Amazonas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início aos trabalhos do censo escolar de 2012.
 
Realizado nas dependências do Colégio Dom Bosco o “Encontro Estadual do Censo da Educação Básica 2012” se estenderá até a próxima quarta-feira, dia 17, e buscará orientar os gestores públicos sobre os procedimentos para o trabalho do censo escolar brasileiro, que este ano será realizado entre os dias 30 de maio e 30 de julho. O evento de formação, assim como todo o trabalho do censo é direcionado, no Amazonas, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), cuja Gerência de Pesquisa e Estatística é responsável pelo recenseamento das redes Estadual, Municipais e Particular de Ensino.
 
Abrindo oficialmente os trabalhos do censo escolar no Amazonas, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, explicou que este encontro inicial, realizado anualmente pela Seduc, tem a finalidade de instruir e convocar os gestores públicos municipais para a realização de um trabalho ágil e de qualidade, imprescindível para o desenvolvimento educacional da região. “Consideramos o trabalho do censo crucial, pois os dados por ele gerados servirão de parâmetro para que os governos Federal, Estaduais e Municipais financiem dezenas de ações, tais como: merenda e transporte escolar, repasse de livros didáticos, planejamento de construções escolares, dentre outros”, explicou o secretário.
 
 
Secretário de Edcuação, Gedeão Amorim, abriu oficialmente os trabalhos do censo escolar no Amazonas
 
Gedeão Amorim informou que o trabalho do censo escolar no Amazonas é validado pelo Ministério da Educação e desenvolvido com rigor em várias etapas, iniciando com a capacitação dos técnicos municipais. “Após este encontro especificamente para os profissionais do interior, realizaremos a mesma capacitação para os profissionais que atuarão em Manaus, contemplando as redes Estadual, Municipal e particular”, informou Gedeão Amorim.
 
Participando do encontro, o secretário municipal de Educação do município de Maués e presidente regional da União dos Dirigentes Municipal de Educação (Undime), João Libório, frisou a importância do censo e destacou o trabalho exitoso realizado no Amazonas. “O censo é a mola-mestra para o planejamento de estratégias no setor da educação, pois dele resultam investimentos e programas que vão beneficiar o desenvolvimento da população. Daí a importância de realizarmos encontros de mobilização e orientação como este, coordenado nesta semana pela Seduc”. 
 
Amazonas possui mais de 1 milhão de estudantes
 
A gerente de Pesquisa e Estatística da Seduc, Silvana Moraes, informou que conforme levantamento do último censo escolar, o Amazonas registrou no ano passado, 1.171.179 estudantes matriculados no Ensino Básico. “Destes, 488.749 são da rede estadual, 581.808 das redes municipais, 8.825 da rede federal e 91.797 da rede privada”, apontou.
 
Silvana Moraes informou ainda que, no Amazonas, a educação infantil conta com 122.707 estudantes; o ensino fundamental com 761.224; o ensino médio com 169.617; a educação especial com 8.096; a Educação de Jovens e Adultos com 91.687 e a educação profissional atende 17.848 alunos.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget