Centro de Mídias de Educação recebe seu 10º prêmio
Referência nacional e mundial em educação e tecnologia, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, programa do Governo do Estado conduzido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi anunciado nesta terça-feira (24) como vencedor da edição 2012/2013 do Prêmio Learning & Perfomance Brasil.
Criado em 2011, o Prêmio Learning & Performance Brasil contempla os dez anos de experiência do Prêmio e-Learning Brasil e evidencia as tendências pela melhoria contínua da produtividade e desempenho das organizações brasileiras em nível internacional. A premiação ao projeto do Governo do Estado será concedida no próximo dia 7 de maio, em cerimônia no Renaissance Hotel, na cidade de São Paulo.
O Learning & Performance Brasil corresponde a 10ª premiação concedida ao Centro de Mídias, dentre prêmios nacionais e internacionais, referendando o trabalho pioneiro do Governo do Estado em levar a educação por mediação tecnológica e em sistema via satélite a comunidades rurais do Amazonas.
Em seu histórico de cinco anos de atendimento, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas firmou o Amazonas como referência nacional e internacional em educação, recebendo os seguintes prêmios: Quatro prêmios e-Learning Brasil (2008/2009/2010/2011), um prêmio de Inclusão Digital, na categoria especial ‘Educação’ da Revista A Rede (2009), além de referência em Tecnologia Social, em prêmio concedido pela Fundação Banco do Brasil (2011).
Internacionalmente, o Centro de Mídias foi reconhecido por dois prêmios na Espanha e um no Qatar (2009), todos estes na categoria ‘Inovação Tecnológica na Educação’.
Com cinco anos de funcionamento, Centro de Mídias de Educação já foi premiado nacional e internacionalmente
Idealizador do projeto desde sua fase de implantação, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim disse que os reconhecimentos nacionais e internacionais conferidos por instituições especializadas em educação e tecnologia enaltecem o esforço do Governo do Estado em levar o desenvolvimento e favorecer a dignidade das pessoas que moram na zona rural e ribeirinha e que não tinham acesso aos estudos. “É um compromisso assumido pelo Governo do Amazonas e que está modificando a vida de centenas de pessoas, que passam a ter com os estudos uma nova perspectiva de vida, sem precisar deixar suas comunidades de origem”, afirmou o secretário.
O projeto amazonense atende, atualmente, a 34 mil estudantes em 2 mil comunidades rurais no interior do estado oferecendo aulas diárias, via-satélite, de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano). Por iniciativa do governador Omar Aziz, neste ano de 2012, o Centro de Mídias ampliou ainda mais seu raio de atuação e passou a oferecer, também, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para comunidades rurais, atendendo nesta primeira etapa, 2 mil alunos.
O coordenador e diretor do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, professor José Augusto de Melo Neto, explicou que neste último prêmio, Learning & Perfomance Brasil, o programa amazonense foi vencedor na categoria ‘Learning’, cujo foco é a Gestão do Aprendizado, sendo apontado como Referência Nacional.
Chile
Além de ser anunciado como vencedor do Prêmio Learning & Perfomance, nesta semana o Centro de Mídias de Educação do Amazonas também será apresentado com case de sucesso durante o Seminário Internacional ‘La Tecnología Digital frente a los Desafios de la Educación Inclusiva em América Latina’.
O evento será realizado nos dias 26 e 27 de abril em Santiago, no Chile, sendo organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU.
Aulas via-satélite
O Centro de Mídias de Educação do Amazonas é gerenciado pela Seduc e está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Secretaria. O Centro é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores especialistas ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.
Nas comunidades rurais cada uma das salas de aula está equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no-break. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.
Nas comunidades rurais, os 34 mil alunos assistem diariamente às aulas ministradas a partir do Centro de Mídias sendo acompanhados in loco por professores previamente capacitados para o projeto.
Conheça o trabalho do Centro de Mídias de Educação: