Professores da zona norte de Manaus participam de formação do projeto Avançar
Oferecendo um atendimento educacional diferenciado voltado para os estudantes com idades consideradas não adequadas às séries em que estão matriculados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolve o Programa de Correção do Fluxo Escolar, denominado projeto ‘Avançar’. Nesta última semana, atenta aos objetivos e metas do programa, a Seduc ofereceu capacitação aos professores que atuam com esta modalidade de ensino nas escolas da zona norte de Manaus.
A formação foi organizada pela Coordenadoria Distrital de Educação 7, sendo direcionada aos 84 professores das 11 escolas da coordenadoria que oferecem esta modalidade de ensino. Em 2012, aproximadamente mil estudantes do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) são beneficiados pelo programa na zona norte da cidade.
Participando do curso, os 84 professores receberam orientações gerais sobre a estrutura e metas do programa e, de forma mais detalhada, foram orientados quanto à estrutura curricular, metodologias (com sugestões de materiais e atividades diversificadas), planejamento, sistema de avaliação e rendimento estudantil.
Segundo a equipe formadora do curso, para que a regularização da vida escolar dos alunos aconteça efetivamente, o projeto ‘Avançar’ se utiliza de alternativas pedagógicas fundamentadas em aprendizagem significativa a partir do currículo básico. O projeto atua ainda no fortalecimento da autoestima dos estudantes, contribuindo para que estes sejam promovidos ao ano escolar em que demonstrem habilidades e competências para dar prosseguimento regular aos estudos.
Experiência
Para a representante da Seduc e coordenadora adjunta pedagógica da Coordenadoria 7, professora Elis Sônia Aparício, a formação representou um momento ímpar de reflexão e compreensão dos fatores que combribuem para a distorção idade-série. “Com embasamento teórico, motivamos os professores a repensar a prática pedagógica, para que possam contribuir de maneira significativa e qualitativa na regularização da vida escolar dos alunos”, apontou Elis Sônia, destacando que Projeto Avançar, desenvolvido pela Seduc, é um instrumento de emancipação e vivência da cidadania.