Coordenadoria Educacional 4 realiza planejamento das atividades de reforço escolar
A Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE4), que administra as escolas da zona Oeste de Manaus, reuniu no último dia 22 os estagiários, pedagogos, monitores e coordenadores que atuam nos programas de reforço escolar. O objetivo do encontro foi reafirmar os procedimentos e planejar as metas dessa atividade, que no ano passado beneficiou mais de três mil alunos em Manaus.
Dirigido em conjunto pelo coordenador pedagógico do ensino fundamental II, Amir Haddad, e pela coordenadora do programa “Mais Educação” na CDE4, Luiza Pereira, o encontro apontou as diretrizes pedagógicas e administrativas que devem ser adotadas pelas vinte escolas da coordenadoria, que terão de reforço escolar em 2012.
“Estamos bem assistidos de recursos e programas educacionais nessa área. Com este encontro, pudemos definir e enfatizar nossas metas, bem como definir um planejamento de nossas atividades, para que tenhamos total êxito” ressaltou Amim.
O monitoramente de todo o processo, segundo Haddad, é fundamental para se atingir as metas. “Vamos acompanhar sistematicamente o cumprimento de metas e o desempenho acadêmico de cada escola, por meio do acompanhamento de cada coordenadoria”, disse.
O público-alvo do programa de reforço escolar, segundo Amim, serão os alunos do 6° e 9° anos, que são os que fazem as provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) e do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). “O reforço escolar é oferecido para os alunos que estão com dificuldades na aprendizagem de português e matemática, que são justamente as matérias cobradas nas provas”, explicou ele.
Na ocasião também foi apresentada a proposta da Seduc para direcionar os diferentes programas de reforço. “Na CDE4 temos 20 escolas que serão beneficiadas com o reforço escolar por meio do ‘Mais Educação’, que é do MEC e do programa ‘Criando Oportunidades’, da Seduc. Temos casos em que ambos acontecerão na mesma escola, sendo necessária a integração entre os dois programas. Assim, potencializaremos melhor os nossos resultados”, disse.
No planejamento pedagógico também foram reforçadas algumas exigências da metodologia dessa modalidade escolar, como a necessidade maior da união de pais, escola e comunidade e a característica diferenciada das aulas.
As aulas de reforço na capital estão previstas para começar em abril e a Seduc está selecionando os estagiários que atuarão como monitores.
Reforço Escolar
Lançando no último ano pelo governador Omar Aziz, o “Criando Oportunidades” é um programa de reforço da Seduc, que beneficiou no último ano três mil estudantes do Ensino Fundamental de 92 escolas públicas estaduais de Manaus. Neste ano, oito mil estudantes serão beneficiados pelo programa.
O programa “Mais Educação” também oferece aulas de reforço escolar de matemática e português no contra-turno.