Rede pública estadual de educação celebra o Dia Mundial da Água com atividades escolares
Para celebrar o Dia Mundial da Água, nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu uma série de atividades temáticas em suas escolas da capital e do interior. Aproveitando o ensejo da data, as unidades públicas estaduais de ensino realizaram palestras, seminários, atividades sócio-educativas e manifestações culturais levando seus estudantes à valorização e à preservação dos recursos hídricos.
Uma das unidades de ensino a realizar atividades foi a escola estadual Maria Madalena Santana de Lima. Localizada no bairro Armando Mendes, na zona leste de Manaus, a instituição organizou ações multidisciplinares envolvendo produção de cartazes com mensagens educativas, exposição de vídeos instrutivos, ciclo de palestras e ainda experimentos relacionando a ‘água’ com as disciplinas de ciências da natureza.
O evento escolar foi realizado nos turnos matutino e vespertino e contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Química do Amazonas (CRQ), Avelino Cuvello, que ministrou palestra e avaliou de forma positiva a iniciativa da escola no dia temático. “Nesta data simbólica, a melhor forma de comemorar é suscitando uma reflexão sobre nossos recursos naturais. Empenhadas nesse objetivo, as escolas e os professores estão assumindo um papel de grande relevância na sociedade”, afirmou.
Em reunião com os professores da escola, o presidente do CRQ frisou a necessidade de se ministrar um ensino dinâmico e que aponte a aplicabilidade daquilo que é apresentado como conteúdo teórico. “No caso específico da Química, que é a minha área, recomendo aos professores, ministrar a disciplina da forma mais atrativa possível, motivando o aluno a aprender e favorecendo esse aprendizado com exemplos práticos do conteúdo em seu cotidiano”, indicou Avelino Cuvello.
Produção de cartazes educativos foi uma das atividades organizadas pela escola estadual Maria Madalena Santana
A professora de Química da escola estadual Maria Madalena Santana, Nanci Barbosa, explicou que toda a atividade escolar foi planejada de forma interdisciplinar. “Promovemos, por exemplo, um ciclo de palestras para as turmas da escola e que contou com a colaboração dos nossos professores de geografia, química e biologia, os quais organizaram as palestras e a exposição de vídeos, com o objetivo de despertar os estudantes para um maior entendimento e para a preservação da água, nosso bem mais precioso”, explicou.
Presidente do Conselho Regional de Química, Avelino Cuvello (de branco) e equipe da escola Maria Madalena Santana.
O gestor da escola Maria Madalena Santana, professor Antônio Geraldo da Costa informou que a instituição tem trabalhado de forma intensa na elaboração e execução de projetos para trazer maior criatividade ao ensino. “São projetos e eventos educativos planejados por todo o corpo docente e que estão trazendo resultados positivos para nossa escola, os quais podem ser notificados pela redução do abandono e pelo ingresso de muitos alunos no ensino superior, inclusive em cursos de grande concorrência, como Medicina”, apontou Antônio Geraldo.
Centro Cultural realiza palestra
Localizado na Avenida Grande Circular, no bairro Amazonino Mendes, o Centro Cultural Thiago de Mello também realizou nesta última terça-feira um ciclo de palestras, alusivo ao Dia Mundial da Água. Promovido pela Seduc em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o evento teve como objetivo ampliar as relações entre a comunidade científica e os estudantes da educação básica e sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente.
As palestras foram ministradas por um grupo de especialistas e pesquisadores da Coordenação em Clima e Recursos Hídricos do Inpa e as atividades ocorreram nos períodos da manhã e da tarde, envolvendo estudantes e comunitários.