Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seduc inicia ano letivo para 34 mil estudantes de comunidades rurais

Na última segunda-feira (27), aproximadamente 34 mil estudantes de 2,4 mil pequenas comunidades rurais do interior do Amazonas voltaram às aulas. Não precisando mais deixar suas localidades de origem para dar continuidade aos estudos, eles são os beneficiados diretos pelo Centro de Mídias de Educação, um projeto inovador do Governo do Estado, coordenado e administrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
 
Em 2012, o programa traz importantes novidades. Para oportunizar o ensino para um número sempre maior de pessoas, o Governo do Estado ampliou de 1,7 mil para 2,4 mil o número de comunidades rurais beneficiadas, expandiu o número de salas de aulas de 1,3 mil para 1.681 e ampliou ainda o universo de estudantes beneficiados, passando de 27 mil, em 2011, para 34 mil, neste ano. Em 2012, a Seduc também passará a oferecer todas as séries do segundo segmento do ensino fundamental, além do ensino médio.
 
O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, esteve nos estúdios do Centro de Mídias, no bairro do Japiim, zona centro-sul de Manaus, interagindo via satélite com os estudantes.
 
 
 
Secretário da Seduc, Gedeão Amorim, confere as instalações dos novos estúdios de transmissão.
 
 
Ao presidir a aula inaugural do programa, o secretário da Seduc anunciou outra importante novidade. “Por determinação do governador Omar Aziz, iniciamos o ano oferecendo, também, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) por mediação tecnológica”, disse o secretário, explicando que as comunidades rurais de 35 municípios já serão atendidas nesta primeira etapa de 2012.
 
“Ao longo dos anos, o governo do Estado muito já fez com a execução do programa ‘Reescrevendo o Futuro’, alfabetizando centenas de adultos e idosos em todos os municípios do Amazonas. Queremos agora oportunizar a continuidade dos estudos a estes pessoas – alfabetizadas pelo programa ‘Reescrevendo’ – e a tantas outras que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino básico”, revelou Gedeão Amorim.   
 
O coordenador do Centro de Mídias, professor José Augusto de Melo Neto, explicou que para garantir a ampliação do projeto neste ano de 2012, o governo do Estado adquiriu mais 232 novas antenas VSATs, totalizando 800, dos 1, 5 mil pontos da meta estabelecida pela gestão Omar Aziz para 2014. “Assim, iniciamos 2012 com 1.681 salas de aulas, abrangendo 2.400 comunidades rurais do Amazonas”, apontou.
 
 
Como funciona o Centro de Mídias
 
As aulas são ministradas via teleconferência, dos estúdios de televisão localizados em Manaus e transmitidas diariamente por satélite. Implantado em 2007, projeto é pioneiro no país e a cada ano é ampliado pelo Governo do Amazonas, por meio da Seduc.
 
As aulas acontecem por meio do sistema de IPTV (Internet por Televisão), com interatividade de som, imagens e dados. Dos estúdios do Centro de Mídias, ao lado da sede da Seduc, no Japiim, professores ministram aulas transmitidas em tempo real. Na outra ponta, um professor, que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural.
 
 
 
Aulas são transmitidas via satélite para mais de 2 mil comunidades rurais.
 
 
As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes para ilustrar aulas de História ou Geografia, por exemplo. O conteúdo de todas as dez disciplinas do ensino médio é ministrado em módulos e a carga horária é a mesma do ensino médio e fundamental regular, com 800 horas/aula anuais, conforme prevê a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget