Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Professores recém-nomeados participam de abertura do ano letivo 2012

Rede estadual
Professores recém-nomeados participam de abertura do ano letivo
Evento no Clube do Trabalhador do Sesi contou com a presença de dois mil educadores
 
A semana pedagógica das escolas estaduais teve uma programação diferente na manhã de hoje (2 de fevereiro), com a realização da palestra “Professor, um líder”, do bacharel em administração e técnico em liderança e gestão de pessoas, Washington Zucoloto. O evento, que marcou a abertura do ano letivo 2012 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aconteceu no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro Aleixo, zona Leste de Manaus, e contou com a presença do vice-governador José Melo, da primeira-dama Nejmi Aziz e do secretário da Seduc, Gedeão Amorim.
O vice-governador José Melo reafirmou o compromisso do Estado com a educação, destacando que por meio de projetos e investimentos maciços em educação, o Governo do Amazonas tem proporcionando à população uma educação de qualidade contínua e cuja evolução pode ser constatada por avaliações nacionais como o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Com a ampliação da rede de escolas de tempo integral, ensino mediado por tecnologias, distribuição de notebooks para professores, capacitação docente e repasse de materiais tecnológicos às escolas, temos o desafio de oferecer um ensino de máxima qualidade”, apontou.
José Melo anunciou a construção de mais quatro Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), sendo dois em Manaus, um em Itacoatiara e um em Iranduba. “Estes novos Cetis irão se somar aos nove já existentes. O compromisso deste governo é construir 40 Cetis até 2014”, afirmou.
O secretário da Seduc, Gedeão Amorim, destacou que 2012 está iniciando com vários presságios de sucesso. “Além de ampliarmos os programas que estão dando certo, como o Centro de Mídias – referência nacional e copiado por vários Estados –, vamos investir em novos programas, como o projeto Eureka, que potencializará o ensino de ciências no ensino fundamental e será aplicado em 180 escolas da capital e beneficiará 60 mil alunos” anunciou o secretário.
Gedeão Amorim afirmou que a Seduc tem incorporado cada vez mais os recursos tecnológicos como ferramenta educacional, dando como exemplo o programa “Professor na Era Digital”. “Os notebooks estão impulsionando as atividades escolares, permitindo ao professor da rede pública a utilização de uma excelente ferramenta pedagógica. Esta é uma iniciativa pioneira no Estado e por meio dela estamos dando aos professores melhores condições para o desenvolvimento de suas funções. Com esta ferramenta, os professores têm em mãos um instrumento versátil e de suma importância para o planejamento de aulas, atividades de pesquisa, estudo, interação com portais educativos e acesso a conteúdos pedagógicos”, disse.
De acordo com o secretário, os notebooks somaram-se às várias alternativas e instrumentos tecnológicos já utilizados pelo Governo do Estado. “Inovação é nossa palavra de ordem e o projeto ‘Professor na Era Digital’ veio somar-se às ações tecnológicas desta gestão na área da educação, tais como o Centro de Mídias, o Sistema de Gestão Escolar do Amazonas (Sigeam), o Projeto Portal Educacional e a política de expansão dos laboratórios de informática nas escolas da capital e do interior”, disse.
O evento encerrou com a motivadora palestra do bacharel em administração e técnico em liderança e gestão de Pessoas, Washington Zucoloto, sobre o papel do professor em inspirar lideranças. “O professor lida com pessoas, por isso ele tem que ter a sensibilidade de perceber talentos, estimulá-los e desenvolvê-los. O professor deve assumir o papel de líder, sendo protagonista da mudança positiva na escola em que trabalha, em casa e em todo lugar que vá”, ressaltou.
Luciana Correia, professora de Língua Portuguesa aprovada no concurso 2011 da Seduc, destacou que o evento foi estimulante para começar a encara a sala de aula. “Para quem está iniciando agora, este encontro foi bastante motivador”, disse.
O professor de Geografia, Sérgio Melo, também aprovado no concurso do ano passado, disse estar ansioso para conhecer os novos alunos e o novo espaço de trabalho. “Receber todas essas orientações e conhecer um pouco mais da política educacional do Estado amplia a nossa visão e aumenta a responsabilidade do nosso papel não somente como professor, mas principalmente como educador”, apontou.
 
Estágio probatório
O público de dois mil educadores presente no evento era formado de gestores escolares e de 1,3 mil novos professores contratados pela Seduc, por meio de concurso realizado no ano passado.
Dos 5.888 aprovados no concurso de 2011, a Seduc está nomeando 4,3 mil professores e assistentes administrativos para as escolas de Manaus e de todos os 61 municípios do interior do Estado, que foram convocados por meio de edital do dia 27 de dezembro de 2011.
Os novos professores e assistentes administrativos estão se apresentando para as várias etapas do processo de contratação e sendo nomeados desde o dia 2 de janeiro.
Segundo a Gerência de Promoção e Valorização (Gervs) da Seduc, a presença dos novos professores e assistentes administrativos que realizaram as etapas de credenciamento, lotação e posse no evento marcará a primeira atividade relacionada ao estágio probatório.
As aulas da rede estadual de ensino iniciam na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, com 530 mil estudantes em 540 escolas de Manaus e do interior do Estado.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget