Estudantes da rede pública estadual são maioria no PSC
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou nesta semana a relação dos 2.490 candidatos aprovados em seu Processo Seletivo Contínuo (PSC). Do total das vagas ofertadas, 1.544 serão preenchidas por estudantes da rede pública estadual, finalistas do ensino médio. O percentual de ingressos da rede estadual representa 62% do contingente de vagas oferecidas pela instituição para o ano de 2012.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o percentual aponta para a qualidade da rede pública estadual do Amazonas, cujo retrospecto dos estudantes já supera o de alunos da rede particular. “É de conhecimento de todos que o PSC é um processo rigoroso de avaliação que acompanha o rendimento escolar do candidato ao longo dos três anos em que ele cursa o ensino médio. Ao tomar conhecimento que a grande maioria dos selecionados tem sido da rede pública estadual, notamos que as políticas educacionais promovidas pelo Governo do Estado têm surtido efeito”, avaliou o secretário.
Gedeão Amorim acrescentou que o retrospecto da rede pública no PSC tem sido satisfatório e apresenta-se de forma progressiva nos últimos anos. “No ano passado a rede pública estadual também foi hegemônica no PSC e preencheu a maioria das vagas oferecidas. Neste ano além de ser maioria, em números absolutos, o crescimento da rede pública estadual no PSC foi de 11,84% em comparação com o ano passado”, frisou o secretário.
De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Estado de Educação, neste ano, 160 escolas públicas estaduais obtiveram êxito no PSC, com registro de alunos selecionados pelo processo. O diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc, Edson Melo, ressalta que, dentre as escolas com maior registro de alunos selecionados, constam instituições públicas de ensino da capital e também do interior. “Fator este que demonstra que a interiorização dos projetos educacionais, coordenados pelo Governo do Estado por meio da Seduc, está apresentando resultados”, apontou
Escolas que mais aprovaram
Na lista das dez escolas públicas estaduais com o maior índice de estudantes aprovados no PSC constam unidades da capital e do interior.
No registro oficial, a escola pública com o maior número de aprovados foi o Colégio Amazonense D. Pedro II (Manaus), com 98 alunos selecionados, acompanhada pela escola estadual Vital de Mendonça (Itacoatiara) com 75 alunos e a escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (Parintins) com 51 estudantes selecionados.
A quarta maior aprovação foi o da escola estadual de Tempo Integral Petrônio Portela (Manaus), com 46 alunos, seguida pela escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (Manaus), com 45 alunos; Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (Manaus), com 43; Colégio Militar da Polícia Militar (Manaus), com 34; Colégio Nossa Senhora do Carmo (Parintins), com 33; Instituto de Educação do Amazonas (IEA- Manaus), com 31 e completando a relação das dez escolas com maior aprovação, a escola estadual de Tempo Integral Marcantônio Vilaça 1 (Manaus), com 31 estudantes.
Para o gestor do Colégio Amazonense D. Pedro II – escola que mais aprovou alunos –, professor Antônio Carlos Nogueira, o mérito maior da instituição é a regularidade dos resultados conquistados. “Além de ser um mérito, ficamos orgulhosos principalmente pela regularidade dos índices, pois nos últimos anos sempre figuramos entre as primeiras escolas com melhores médias em avaliações como o Enem, cuja última média geral da escola foi uma das maiores do Amazonas: 573,29”, apontou.
Primeiro lugar da rede pública cursará Medicina
Engana-se quem pensa que o ingresso em cursos tradicionais como Medicina e Direito em universidades federais é um privilégio dos egressos da rede particular de ensino. Dentre os 1.544 alunos da rede pública estadual que vão ingressar em 2012 na Ufam pelo PSC, grande parte ingressará em cursos de grande concorrência, tais como Medicina, Direito, Jornalismo, Engenharia Civil, dentre outros.
É o caso da jovem Ketlen Gomes da Costa, 17 anos, que concluiu em 2011 o ensino médio, tendo estudado no turno noturno da escola estadual Maria da Luz Calderaro. Com a maior nota do PSC dentre os alunos da rede pública, a jovem cursará faculdade de Medicina.
“Vinha me preparando ao longo dos três últimos anos e recebi com muita surpresa a notícia de que alcancei a maior nota da rede pública no PSC: 378 pontos. Depois de muita preparação cursarei Medicina, que sempre foi um sonho e objetivo de vida”, comentou.
Ketlen conta que sua estratégia de estudo era acompanhar as matérias na escola e utilizar o tempo livre para o estudo em casa. “Não tem segredo. O essencial é levar a sério os estudos e se dedicar”, conta a jovem, que futuramente pretende seguir careira como médica cardiologista.
Escolas públicas com os maiores índices de aprovação no PSC 2012
Escolas
Aprovados no PSC
Colégio Amazonense D. Pedro II
98
E.E Vital de Mendonça (Itacoatiara)
75
E.E Senador João Bosco (Parintins)
51
E.E Petrônio Portela
46
E.E Senador João Bosco (Manaus)
45
Colégio Brasileiro Pedro Silvestre
43
Colégio Militar da PM
34
Colégio N. Sra do Carmo (Parintins)
33
Instituto de Educação do Amazonas
31
Marcantônio Vilaça 1
31
Estudantes da rede pública com maiores pontuações no PSC 2012
Estudante
Escola
Curso / Pontuação
Ketlen Gomes da Costa
E.E Mª da Luz Calderaro (Distrito 3)
Medicina (378)
Vany Camila Bezerra
Colégio Militar da PM (Distrito 2)
Medicina (351)
Jordan Lima Caetano
Colégio Amaz. D. Pedro II (Distrito 1)
Eng. da Computação (324)