Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Projeto de leitura resgata o ato de contar histórias

A magia e a fantasia tomaram conta da escola estadual de Tempo Integral Almirante Barroso, na última semana de aula. Princesas, bruxas, reis e até cigarras cantoras estiveram presentes no encerramento do projeto de leitura que no decorrer de 2011 resgatou o ato de contar histórias, não somente na escola, mas também em casa.
 
Iniciado no segundo semestre do ano passado, o projeto “O Mago Viajante e o Tesouro Encantado” pretendia despertar o hábito da leitura nas crianças do 1° ao 5° do ensino fundamental, através do contato diário com livros de histórias infantis. Para isso “um mago” visitou as várias salas de aula deixando livros, os quais permaneciam no ambiente por duas semanas, período em que os professores de Língua Portuguesa os utilizaram para contar histórias para cada turma da instituição de ensino.  
 
“Para contribuir com a ‘aura’ de magia do projeto, escolhemos um aluno para distribuir os livrinhos nas salas. Isso deu muito certo, as turmas adoraram e já ficavam na expectativa da chegada do pequeno mago” disse a gestora da escola, Francisca Loyola.
 
O projeto acabou inspirando muitos pais, como Fernando da Silva Antunes, 32, a contarem histórias para seus filhos em casa. “Nunca tive esse costume de contar historinhas para minha filha, mas com o projeto, ela passou a pedir que eu fizesse isso. A prática nos aproximou muito e acabou virando um hábito em casa, agora antes de dormir tem a hora da historia” contou Fernando, cuja filha, Beatriz Antunes, estuda no 1º ano do Ensino Fundamental.
 
 
De acordo com especialistas, a leitura é fundamental para que a criança construa sua identidade, desenvolva a imaginação, a capacidade de ouvir e de se expressar. O projeto, conforme Francisca Loylola, tem despertado o amor pela escola e pelos estudos. “Por isso a importância de resgatar esse hábito”, ressaltou a gestora.
 
Além de ler as histórias sugeridas, cada turma escolheu a sua favorita para transformar em peça teatral para ser apresentada no encerramento do projeto. “A cigarra e a formiga”, “Branca de Neve e os sete anões”, “Os três Mosqueteiros” e “João e Maria” foram algumas das histórias apresentadas.
 
A escola estadual de Tempo Integral Almirante Barroso pertence à Coordenadoria Distrital 3 da Seduc e atende estudantes do 1° ao 5 ° ano do Ensino Fundamental.
 
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget