Ceti João dos Santos Braga desenvolve o projeto ‘Caminhos do Futuro’
Os estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral João dos Santos Pereira Braga participaram, na última semana, de um verdadeiro tour pela cidade de Manaus. A exposição que apresentava os principais pontos turísticos das zonas sul e centro sul da capital amazonense fazia parte encerramento do projeto “Caminhos do futuro”, apresentado na II Mostra de Ciências da escola
Com o tema “Fazendo Turismo na minha cidade” o projeto busca incentivar os estudantes a valorizarem a cultura amazônica, através do conhecimento dos pontos de lazer e cultura da cidade de Manaus, tanto nos tempos passados como nos tempos atuais.
“Um estudante que não conhece a sua própria cidade tem uma formação incompleta, deficiente” ressalta a professora de Geografia Áurea Lúcia Patrícia de Lima, idealizadora do projeto, que levou no decorrer do ano letivo, os estudantes para conhecerem os principais pontos turísticos da capital Manauara.
Exposição do projeto “Caminhos do futuro” na II Mostra de Ciências do Ceti
Na exposição realizada na escola, cada turma apresentou o ponto turístico que visitou, mostrando vídeos, fotos e contando a história e a função atual do local visitado. Pontos históricos como o Teatro Amazonas, a Praça da Saudade, o Palácio Rio Negro até centros de compras como o Studio 5 e os shoppings foram apresentados na exposição.
Dentre os destaques esteve a simulação de um julgamento, feito por uma turma do 2°ano do ensino médio na apresentação do Palácio da Justiça. Também destacaram-se a exibição de música erudita, filmes regionais e balé clássico na apresentação do Teatro Amazonas, realizada pelo ° ano e a exibição de painéis com o fluxo de turistas, as lojas e serviços oferecidos nos shopping da capital, realizados por alunos do 1° ano.
Ano que vem a professora Áurea pretende expandir os limites do projeto, abrangendo pontos turísticos de todo o estado. “Estamos amadurecendo a ideia de levar os estudantes para conhecerem os vários pontos turismo e festas culturais do Amazonas, como as cachoeiras de Presidente Figueiredo, os botos de Novo Airão, a ciranda de Manacapuru, o Festival Ornamental de Barcelos e o festival Folclórico de Parintins, entre outros pontos de cultura fundamentais para que os alunos valorizem os elementos da cultura amazônica” revelou a professora.
O Ceti João dos Santos Pereira Braga pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 7 da Seduc.