Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

‘Linguagem em redes sociais’ é tema de pesquisa realizada por alunos da escola Dorval Porto

O termo “Ajuri”, segundo o professor de Língua Portuguesa da escola, Joel Almeida, foi escolhido por significar em língua indígena, “a reunião ou ajuntamento de pessoas com um determinado fim cooperativista”, o que retrata, segundo ele, o objetivo da feira.
 
“Um tema tratado por determinada turma foi complementado pelo tema de outra. Fizemos isto, por exemplo, ao abordar a ‘linguagem televisiva’ que precisou ser complementada pelo tema ‘linguagem visual’ e ‘linguagem regional’, assim, um trabalho ajudou a embasar o outro” explicou o professor Joel Almeida.
 
Linguagem poética, musical, corporal, televisiva, religiosa e a linguagem da internet, foram alguns dos temas abordados, por cada uma das turmas da escola. Um dos destaques foi o trabalho sobre a ‘Linguagem dos Sinais’, exposto pelos alunos do 2° ano do ensino médio, que além de contar a história deste tipo de linguagem, apresentaram o filme ‘O Patinho Feio’ traduzido todo em libras, mostrando assim como este estilo de linguagem funciona na prática.
 
 
O aluno Wendel Frade Gomes, 17, acredita que ao divulgar a importância da linguagem dos sinais, a escola colabora para a diminuição do preconceito que existe para os que fazem uso desta forma de expressão. “Ultrapassado essa barreira que é a linguagem, nós poderemos entender e nos comunicar melhor com os portadores de surdez, o que com certeza diminuirá o preconceito”, disse o estudante, que aprendeu a linguagem de sinais com uma prima, que é surda.
 
Na linguagem poética, foram apresentadas as escolas literárias e suas características, sendo citados exemplos de poemas de cada uma delas. “É importante conhecer as linguagens de cada escola literária, já que as interpretações de textos estão cada vez mais presentes nas provas de vestibulares, como o Enem, principal porta de entrada para o ensino superior” explicou a aluna do 3° ano, Jaine Priscila Martins.
 
 
Linguagem na internet
 
No ‘Ajuri Literário’ também foram tratadas as linguagem utilizadas na internet, principalmente nos web jornais e nas populares redes sociais. “Os estudantes utilizam muito a internet, principalmente as redes sociais, como twitter e facebook, e nós não podemos ignorar essa nova linguagem que está surgindo nesse meio” ressaltou o professor Joel Almeida.
 
Outros destaques foram os trabalhos sobre ‘linguagem regional’, onde os alunos explicaram as variações lingüísticas que existem em cada região do Brasil no qual foi apresentado um vídeo do hino nacional cantado com vários sotaques e ritmos; sobre ‘linguagem corporal, onde foram apresentadas mímicas e danças; sobre ‘linguagem visual’, onde foram retratadas a linguagem da arquitetura, da pintura e da escultura, desde a época dos egípcios, passando pelos gregos até a idade moderna, e sobre a ‘linguagem televisiva’, onde foi contada a história e a linguagem utilizada pela televisão e simulada a gravação de uma cena da novela O Bem Amado. “Conhecendo como são abordadas as coisas na televisão, seremos mais críticos na hora de assistir e interpretar o que passa nela”, o aluno Renan da Silva Veiga, do 1° ano do ensino médio.
 
O evento ‘Ajuri literário’ foi aberto à comunidade escolar e contou com a participação de todos os alunos da escola. A escola estadual Dorval Porto, pertencente à Coordenadoria Distrital 2, zona sul de Manaus e oferece do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget