Seduc reconhece o empenho de estudantes, pais e educadores que se destacaram no ano de 2011
Com o evento ‘Encontro das Águias’, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Coordenadoria Distrital 5 reconheceu, em evento realizado no auditório Eulálio Chaves/Ufam, o empenho e a dedicação dos estudantes, pais e educadores que integram a rede pública estadual de educação da zona leste de Manaus. O encontro contou com a participação da primeira dama do Estado, Nejmi Aziz e serviu para evidenciar os destaques escolares do ano de 2011.
Em sua primeira edição, o ‘Encontro das Águias’, foi organizado pela Coordenadoria Distrital 5 da Seduc com o objetivo de coroar as ações escolares do ano de 2011 e prestar reconhecimento aos membro da comunidade educacional que mais se destacaram neste ano letivo. “Foi uma forma de agradecer a todas as pessoas que acreditam na Educação e que têm se esforçado para fazer das escolas públicas estaduais, ambientes de profundo aprendizado e integração”, explicou a coordenadora do Distrito 5, Nazaré Sales.
De acordo com dados estatísticos da Seduc, a rede pública educacional da zona leste de Manaus é uma das mais amplas, abrangendo 35 escolas, contando com 10.286 profissionais da educação e oferecendo atendimento a 40.095 estudantes. A coordenadoria 5, responsável por esta área da cidade, tem sido uma das que mais avança em seus índices, tendo conseguido ampliar o índice de aproveitamento estudantil em mais de nove por cento, passando de 66,1% de aprovação, para 77,2% nos últimos três anos.
“Superando todos os obstáculos, nossas escolas têm cumprido o papel de educar com qualidade e têm superado as metas. Por isso, com esse evento, buscamos homenagear todas as pessoas que acreditam na Educação e participam dessa história de sucesso”, frisou a coordenadora do Distrito 5, Nazaré Sales.
Durante o evento, a primeira dama do Estado, Nejmi Aziz, parabenizou a Seduc e seu Distrito 5 pela iniciativa e homenageou as pessoas que, segundo ela, estão fazendo o diferencial na Educação. “Com muito entusiasmo participo deste evento que valoriza a competência e a dedicação de profissionais e alunos que constroem os bons resultados para a Educação do Amazonas”, declarou a primeira dama, a qual também foi premiada com o troféu ‘Águias da Educação’.
A Secretária Executiva da Seduc, Sirlei Alves também prestigiou o encontro e ao receber a homenagem concedida pelo Distrito 5, declarou que o prêmio é extensivo a todos os educadores, que têm se dedicado e contribuído para a efetivação de um ensino público de qualidade no Amazonas
Homenagens
Na cerimônia, estudantes, pais, professores e funcionários das 35 escolas públicas estaduais da zona leste foram premiados com troféus e placas de honra ao mérito. Dentre eles, estava a estudante Elizandra de Oliveira, 15, aluna do 9º ano do ensino fundamental do Ceti ‘Elisa Bessa Freire’. Para ela, a homenagem representa o reconhecimento ao esforço de toda a comunidade escolar. “Muitos alunos gostariam de estar do meu lugar. É grande a emoção e grande também é minha responsabilidade ao representá-los”, afirmou.
A professora Ednelza Viera, 50, que atua na escola estadual Aristóteles de Alencar também foi agraciada com a placa de honra ao mérito. Para ela, a iniciativa é válida para que a sociedade passe a valorizar o papel social dos educadores. “O professor compromissado dedica a maior parte de seu tempo para o desenvolvimento de seus alunos. O prêmio é um reconhecimento por todo este esforço”, declarou a professora, que atua há 28 anos em sua escola.
A secretária da escola estadual Ernesto Penafort, Edith Queiróz, 66, também foi evidenciada pela Seduc e disse que a homenagem foi recebida por ela com grande orgulho. “Atuo há 27 anos na Educação e esse é um momento marcante que guardarei por toda a vida. O prêmio é importante para nossa trajetória profissional e aumenta o nosso compromisso, uma vez que ao recebê-lo, estamos representando os demais funcionários da escola”, apontou.
Outra homenageada durante o encontro foi a mãe de aluno e voluntária do programa ‘Amigos da Escola’, Raimunda Nascimento, 46, cujos filhos estudam na escola estadual Antônio Maurity. Muito surpresa com a indicação, ela se disse emocionada e agradecida pelo reconhecimento público. “Atuo como voluntária na escola desenvolvendo vários serviços e acredito que esse é o caminho para se ter uma educação de maior qualidade. Recebo com muito entusiasmo este reconhecimento e o compartilho com as demais pessoas que se dedicam ao voluntariado”, afirmou.