Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Escolas estaduais da zona leste de Manaus promovem a mostra ‘Canoa Literária’

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Coordenadoria Distrital 5, realiza nesta semana, na zona leste de Manaus, a I Mostra do Projeto ‘Canoa Literária’. O evento é realizado no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, e expõe o trabalho realizado por estudantes de 25 escolas públicas estaduais.  
 
Na mostra, além de apresentarem dramatizações, musicais e poemas retratando clássicos da literatura brasileira e mundial, os alunos divulgarão trabalhos de sua autoria, como o poema “Meu amor a Manaus”, escrito por um estudante da Escola Estadual Wilma Géber.
 
De acordo com a assessora pedagógica da Coordenadoria 5, Aline Leal, o projeto tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse e o gosto pela leitura, por meio de atividades lúdicas, realizadas em sala de aula. “É um trabalho focado nas Olimpíadas de Língua Portuguesa. Por meio dele, motivamos os estudantes a participar desta competição nacional, tomando gosto pela leitura e pela escrita. De maneira criativa, os alunos se integram ao projeto utilizado do teatro, da música, da poesia e de outras manifestações culturais”, explicou Aline Leal.
 
 
Uma das Unidades de Ensino que apresentou com grande criatividade seus trabalhos na Mostra foi a escola estadual Irmã Gabirielle Cogels, expondo um curta-metragem sobre a lenda amazônica da Yara e uma dramatização sobre uma das obras da escritora australiana Mem Fox.
 
A professora de Ciências da escola estadual Irmã Gabrielle Cogels, Samanta Soares, explicou que as apresentações envolveram 32 alunos e foram precedidas de pesquisas e oficinas de leitura. “Para produzir o curta-metragem, organizamos um roteiro, selecionamos os estudantes para atuar como atores e fizemos a filmagem durante dois dias em uma comunidade ribeirinha. O aprendizado foi marcante para todos e o trabalho final agradou a todos”, disse a professora.
 
A estudante Jarina Almeida, 15, aluna do 1º ano do ensino médio da escola estadual Irmã Gabrielle atuou como atriz no curta-metragem produzido pela escola. Para ela, a participação foi gratificante e a Mostra é um grande incentivo para que os estudantes enveredem pelo universo da literatura. “Apesar de trabalhoso, o trabalho foi marcante para todos e aumentou nosso gosto pelos livros”, citou a jovem.
 
A gestora do Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, professora Maria Carneiro informou que duas estudantes da escola elaboraram poesia e crônica para expor na Mostra. Para ela, este trabalho organizado pela Seduc, por meio do Distrito 5, é muito importante por revelar talentos, favorecer a criatividade da comunidade escolar e dar evidência as ações organizadas pelos professores.
 
Conforme cronograma, poetas e escritores regionais como Celdo Braga, Sérgio Freire e Jorge Bandeira estarão presentes na mostra, não só para motivar os estudantes a desenvolverem o hábito da leitura, mas também para incentivá-los a criarem seus próprios textos.
 

As exposições contaram com a participação da Secretária de Educação Adjunta da Capital, Ana Falcão.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget