OAB e Seduc firmam parceria e realizarão palestras em escolas públicas de Ensino Médio
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) firmaram parceria e estão lançando o projeto “OAB vai à Escola”, por meio do qual serão oferecidas mais de cem palestras informativas nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio, em Manaus.
A iniciativa é coordenada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB e com o apoio da Seduc pretende conscientizar os jovens sobre as leis que regem e norteiam o convívio em sociedade para que, tendo noções básicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos e Constitucionais, os jovens conheçam e possam exercer plenamente seus direitos e deveres.
Uma das metas do projeto é buscar a diminuição dos índices de violência e proporcionar mais cidadania e dignidade aos jovens. Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o novo projeto é de suma importância para o Estado e reforça o que já vem sendo feito pelas escolas públicas do Amazonas. “Este projeto vem para complementar e fortalecer as ações já desenvolvidas pela Seduc visando promover a cidadania dos estudantes. É mais uma possibilidade salutar para a buscarmos uma sociedade melhor, através da conscientização da juventude”, frisou o secretário.
A diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, Maria do Carmo Polari, informou que os temas tratados são atuais e vão ao encontro da necessidade da comunidade escolar. “Além de orientar os jovens sobre a vivência dentro dos parâmetros da democracia, as palestras também irão tratar de temas pertinentes à realidade escolar, como o bullyng e o combate ao uso de drogas” destacou a diretora, informando que a escolha das escolas para participar do projeto levou em consideração as zonas com maior vulnerabilidade social.
A primeira instituição a receber o ciclo de palestras, na última terça-feira (18), foi a escola estadual Josué Claudio de Souza (GM3), localizada no bairro Coroado, na zona leste de Manaus. Os estudantes da escola acompanharam a palestra ministrada pelo advogado dr. Lynneu Francisco Campos, que tratou sobre a prevenção ao uso de drogas.