Novos membros do Conselho Estadual de Educação tomam posse em Manaus
Nesta segunda-feira (26) tomaram posse, em Manaus, os novos membros do Conselho Estadual de Educação (CEE). O novo colegiado foi empossado pelo presidente da instituição, secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Timóteo Amorim, em cerimônia realizada, na sede do Conselho, localizada na Rua José Paranaguá, nº 574, centro de Manaus.
Os 30 conselheiros que formarão o colegiado até 2013 – sendo 15 titulares e 15 suplentes – representam a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), o Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinpro), o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular (Sinepe) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).
Na visão do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o Conselho Estadual de Educação exerce funções essenciais, assegurando ao Estado a efetivação de um ensino de qualidade, zelando pelos interesses coletivos e pela garantia da qualidade no ensino público e particular.
Em seu pronunciamento, o secretário Gedeão Amorim agradeceu aos conselheiros cuja gestão chegou ao fim, destacando o compromisso e o empenho de cada durante o exercício de suas funções. Da mesma forma, o secretário fez a acolhida institucional aos novos conselheiros que, segundo ele, terão o desafio de dar continuidade e aprimorar os mecanismos e sistemas já postos em prática pelo colegiado anterior.
“Hoje o Conselho Estadual de Educação possui demandas cada vez maiores e mais exigentes. Os membros que agora assumem lugar junto ao colegiado terão a missão de dar consistência ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior e trazer vigor à instituição, cujo papel é assegurar uma educação de qualidade à população do Amazonas”, disse Gedeão Amorim.
De acordo regimento estabelecido por Lei, cabe ao Conselho Estadual de Educação:autorizar na forma da Lei o funcionamento do ensino ministrado pelas escolas públicas e privadas do Amazonas; elaborar as resoluções normativas do Sistema Estadual de Educação; analisar e aprovar estruturas curriculares, regimentos, projetos políticos-pedagógicos e calendários escolares; credenciar a estrutura física de escolas privadas;autorizar e reconhecer cursos; receber e averiguar denúncias relacionadas ao ensino; promover encontros informativos referente à legislação educacional, dentre outras funções.
O Conselho Estadual de Educação funciona na Rua José Paranaguá, nº 574, no centro de Manaus e está a disposição da comunidade para apurar denúncias sobre possíveis irregularidades no sistema escolar e fornecer informações sobre a rede escolar (pública e privada), quando assim for requisitado. O telefone de contato do Conselho, para este fim, também está disponível para atendimento à população: 3233-8894.
NOVOS CONSELHEIROS:
Órgão representativo
Conselheiro Titular
Conselheiro Suplente
Secretaria de Estado de Educação
Fernanda Nascimento de Melo
(Presidente-substituta)
Mª Noêmia de Hortêncio Alcântara
Hortência Macedo da Silva
Mª do P. Socorro da Rocha Cavalcante
Amarildo dos Santos Maciel
Lafranckia Saraiva Paz
Lucilene Cruz de A. Macedo
Nilza Goulart Suzano
Kátia Regina Menezes Mendes
Alva Rosa Lana Vieira
Universidade do Estado do Amazonas
Carlos Eduardo de Souza Gonçalves
Elizabete Brocki
Universidade Federal
do Amazonas
Maria das Graças Sá Peixoto
Roney da Silva Feitosa
Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Particular
Mª Elisabete ClaroMagalhães
Ferial Sami
Vera Lúcia Gomes Serqueira
Nelly Maria Falcão de Souza
Elaine Souza Saldanha
Mª das Graças S. Barros
Mª Luiza Moraes Brito
Nilo Sérgio Picanço
Mª de Lourdes Hawatt
Lúcio Flávio Vilhena da Silva
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas
Manoel Paixão Freitas da Costa
Isis Tavares Neves
Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas
Antônio Venâncio Castelo Branco
Sandra Magni Darwich
Sindicato dos Professores da rede particular de Ensino
Leny Louzada Sandri Rocha
Edilmar Martins Passos