Escolas do Distrito 3 apresentam evolução em índices de qualidade
Formada por 38 escolas e responsável pelo gerenciamento educacional nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus, a Coordenadoria Distrital 3 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início nesta semana à sua 2ª Mostra de Gestão Escolar. Na abertura do evento, realizado no Ceti Áurea Braga (Compensa), a Coordenadoria apresentou os indicadores de qualidade de suas escolas e revelou que, hoje, o índice de aprovação estudantil é de 78,5%, apresentando evolução de 8% nos últimos três anos.
Para o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, a evolução dos índices de aprovação representa a busca constante pela eficiência no modo de ensinar. “A meta primordial de cada escola é favorecer o aprendizado dos estudantes. Quando eles obtêm médias satisfatórias, é sinal de que os educadores estão cumprindo seu papel, que é o de contribuir com o desenvolvimento pleno de cada educando”, afirmou o secretário.
Por iniciativa da Seduc, os dados escolares vêm sendo apresentados à população por meio das Mostras de Gestão, disseminadas tanto na capital quanto nas localidades do interior. Nestes eventos, as escolas prestam contas à sociedade dos investimentos em Educação, expõem seus principais projetos e divulgam seus rendimentos estatísticos, como os indicadores do Ideb, estatística de aprovação estudantil em vestibulares, índices de satisfação, dentre outros.
A exemplo das atividades realizadas pelas demais Coordenadorias da Seduc na capital e no interior, na última quarta-feira (17) foi a vez do Distrito 3 iniciar sua Mostra de Gestão. Realizado no Ceti Áurea Braga, o evento de abertura contou com a participação de educadores, alunos e comunitários e nele foram expostos os índices de aprovação, reprovação e evasão escolar notificados nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus e os resultados das três últimas edições do Ideb.
Trazendo dinâmica ao evento e enaltecendo os símbolos cultura regional, a apresentação retratou um criativo festival folclórico de Boi-Bumbá, onde itens típicos da festa, como ‘cunhã-poranga, rainha do folclore e porta-estandarte, apresentaram os dados educacionais ao público presente.
Investindo em projetos educacionais
Com o tema “Projetos na escola: Potencializando o Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências”, a Mostra do Distrito 3 tem como principal objetivo fornecer à sociedade um panorama da educação pública realizada no Amazonas, citando quais os projetos em execução e quais os resultados obtidos.
A coordenadora distrital, Vera Lúcia Lima, ressaltou que a Mostra de Gestão tem uma função social. “O evento visa mobilizar e motivar a comunidade escolar. Direcionados pelo tema central do evento, acreditamos que é possível potencializar o desenvolvimento das múltiplas inteligências, através da execução de projetos que fortaleçam as competências e habilidades de cada estudante”, explicou.
Após a cerimônia de abertura serão realizadas, no decorrer dos meses de agosto e setembro, visitas a todas as escolas que formam a Coordenadoria Distrital 3.
Painel de Gestão:
Coordenadoria Distrital 3 (Capital)
Número de escolas: 38
Número de estudantes: 34 mil
2008
Aprovação
escolar
70,8%
Reprovação
escolar
19%
Abandono
escolar
10,2%
2009
Aprovação
escolar
73,5%
Reprovação
escolar
14%
Abandono
escolar
12,5%
2010
Aprovação
escolar
78,5%
Reprovação
escolar
12,6%
Abandono
escolar
8,9%