Seduc e Embaixada dos Estados Unidos promovem seminário sobre ‘Educação e Gestão Escolar’
Nesta quinta-feira (dia 11) a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Embaixada dos Estados dos Unidos, promoveu em Manaus o seminário sobre Educação e Gestão Escolar, direcionado aos gestores das escolas públicas estaduais de Manaus e de municípios próximos à capital. O evento foi realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) ‘Áurea Pinheiro Braga’, no bairro da Compensa, zona Centro-oeste de Manaus.
O seminário teve como palestrante a gestora escolar norte-americana Sandra Boyle, que ao longo deste mês está visitando o Amazonas e conhecendo a realidade educacional do Estado ao participar do programa “Intercâmbio Brasil - Estados Unidos de Diretores Escolares”, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela Embaixada norte-americana no Brasil.
O evento contou também com a participação do Conselheiro para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos, John Matel, que também é diplomata e coordena o Programa de Diretores Escolares no Brasil.
Conforme a programação, a gestora Sandra Boyle fez um relato das características do Ensino Público desenvolvido nos Estados Unidos e dialogou com gestores de escolas amazonenses visando trocar experiências na área de gestão pública.
Em sua estadia no Amazonas, a gestora Sandra Boyle conheceu escolas de tempo integral da Seduc, as instalações do Centro de Mídias – que oferece ensino via satélite a 30 mil estudantes de comunidades rurais -, visitou escolas em comunidades ribeirinhas e participou de audiência com os secretários da Seduc.
O evento, no Ceti Áurea Pinheiro Braga, foi organizado pelo Departamento de Gestão Escolar da Seduc.
Programa de Intercâmbio
A visita da educadora norte-americana ao Amazonas faz parte do programa “Intercâmbio Brasil - Estados Unidos de Diretores Escolares”, desenvolvido desde 1998 pelo Consed, que viabiliza a troca de experiência entre gestores educacionais do Brasil e dos Estados Unidos, visando melhorar a qualidade de gestão escolar através de referências positivas.
Nos últimos três anos, o Amazonas participou do programa enviando aos Estados Unidos os gestores Mary Sinara (da escola estadual Carlos Pinho, de Manacapuru), Haideé dos Santos (da escola estadual Augusto Carneiro, de Manaus) e Amim Hadaad (da escola estadual Benjamim Magalhães Brandão, de Manaus).