Escolas públicas da Zona Leste realizam III Mostra de Gestão
Mostra de gestão
Escolas públicas da Zona Leste apresentam índices de aprovação,
reprovação e abandono
Com índices de aprovação de 75,2%, reprovação de 10,6% e abandono de 14,1% em 2010, as escolas do Distrito Educacional 5 de Manaus, na zona Leste, lançaram o desafio de atingir a marca de 90% de aprovação neste ano de 2011. Os indicadores da educação e as metas das 35 escolas públicas estaduais da zona Leste de Manaus foram apresentadas durante a abertura da 3ª Mostra de Gestão Escolar, na escola estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado II, na noite do último dia 4.
Com o tema “Diversidade na Escola - Para Valorizar e Respeitar as Diferenças”, o evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e apresentou a realidadade escolar dos últimos três anos à comunidade local.
Durante a abertura da Mostra, a coordenadora de Educação do Distrito 5, professora Nazaré Vicentim, apresentou o painel geral com dados e rendimentos educacionais da zona leste de Manaus, contemplando dados como os índices de aprovação, reprovação e abandono, Ideb de cada escola, grau de satisfação da comunidade escolar, melhorias conquistadas e metas educacionais.
Segundo Nazaré Vicentim, a apresentação dos resultados acadêmicos de cada escola ocorrerá em todas as sexta-feiras do mês de agosto e será dividivida em 20 grupos. Cada escola será visitada apresentará à comunidade seus dados atráves de um subtema que partirá do tema central da mostra: “Diversidade na Escola”.
Para atingir a marca de 90% de aprovação, a coordenadora explica que o acompanhamento de cada escola é essencial. “Monitorar o desempenho de nossos alunos de perto é essencial para tomarmos as devidas providências. Ao constatar as disciplinas em que os estudantes estão tendo rendimentos mais fracos, conversamos com os professores e juntos buscamos soluções para a melhoria da aprendizagem”, disse.
Para o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, as Mostras de Gestão têm oferecido estímulos para que as escolas busquem, cada vez mais, a gestão democrática, compartilhando com suas comunidades, os projetos, investimentos e índices de qualidade. “É a oportunidade que as comunidades e os familiares têm de conhecer a realidade de cada escola, tornando-se parceiros em projetos educacionais e sociais”, explicou.
A Coordenadoria Distrital 5 da Seduc é uma das maiores de Manaus e é formada pelas escolas estaduais Josué Cláudio de Souza, Maria Arminda, Aristóteles de Alencar, Myrthes Marques, Demóstenes Balduque, Cleômenes do Carmo, Vasco Vasques, Cecília Ferreira, Wilma Vitoriano, Frei Mário Monacelli, Antônio Maurity, Isaac Swerner, Jorge Karan, Ernesto Penafort, Dom Jackson Damasceno, Daisaku Ikeda, Roderick Castelo Branco, Bernadete Trindade, Áurea Braga, Ernanne Nascimento, Manoel Antônio, Maria Madalena, Rilton Leal, Antônio Nunes Jimenez, Maria Teixeira Góes, Padre Luis Ruas, Manoel Rodrigues, Almiramte Ernesto Mello, Berenice Martins, escola de Tempo Intregral Irmã Gabriele e Cetis Professora Cínthia Régia e Elisa Bessa Freire.