Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Escola Estadual Brigadeiro Camarão realiza I Mostra Musical

Brigadeiro Camarão
Escola estadual realiza sua I Mostra Musical
 
A Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro promove nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho a I Mostra Musical, com a apresentação do Coral Brigadeiro Camarão e a participação da Orquestra de Violões do Amazonas.
Na oportunidade, o público poderá conhecer o trabalho do coral da escola Brigadeiro Camarão, que surgiu a partir do projeto “Musicalizando”, realizado na escola desde 2006 e que promove atividades musicais voltadas para o canto coral e aulas de instrumentos musicais.
O objetivo do projeto, segundo o professor de música e coordenador do projeto Izaías Farias, é introduzir e ambientar os jovens no universo da música. “O nosso principal propósito é dar a oportunidade para os alunos conhecerem e conviverem com a música. Assim estaremos contribuindo não só para a descoberta de futuros talentos regionais, mas principalmente para a formação de ouvintes sensíveis, que apreciam e valorizam a boa música”, destaca.
O projeto oferece aulas de canto, de percussão, teclado, contrabaixo e violão e o coral é composto por 30 alunos do ensino fundamental e médio, na faixa etária de 12 a 19 anos, que recebem formação musical e desenvolvem repertório variado de música popular e erudita, com destaque para a música regional. Os alunos já se apresentaram em várias eventos, como no Teatro Amazonas e no concerto da Semana da ASA, da Força Aérea Brasileira.
 
Música nas escolas
A partir da Lei nº 11.769, sancionada em agosto de 2008, a música se tornou novamente obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio. Especialistas destacam que a Lei garantirá uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão desenvolvidas habilidades motoras de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.
A escola estadual Brigadeiro João Camarão, a exemplo de outras escolas do Estado, já desenvolve a música na grade curricular há bastante tempo, como explica o gestor da unidade, professor Marcos Alvin. “Nós trabalhamos a música na nossa escola há um bom tempo, só o nosso coral tem cinco anos”, destaca.
 
Inclusão
Além da vertente pedagógica de melhorar o aprendizado, a música também é um grande instrumento de inclusão dentro das escolas.
O aluno do 1° ano do ensino médio, Henrique Praiano de Oliveira, 14 anos, não tem o antebraço direito, mas mesmo assim toca violão e faz parte do coral. “Depois que eu comecei a participar do coral eu me senti mais a vontade na escola, fiz grandes amigos e mostrei a todos que as minhas limitações físicas podem ser superadas”, disse.
A aluna Ana Carolina Cavalcante Pereira, de 17 anos, é deficiente visual e participa do coral Brigadeiro Camarão há três anos. Ela afirma não ter tido grandes dificuldades para aprender a tocar e confessa a pretensão de seguir a carreira musical. “Desde criança eu tenho o sonho de ser cantora, por isso eu entrei no coral, para realizar o meu sonho e para servir de exemplo para outras pessoas com deficiência”, destaca.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
1ª parte - Alunos de violão
1. Green Sleeves (anônimo, sec XVII)
2. Aquarela (Toquinho)
 
2ª parte - Coral Brigadeiro Camarão
3. Porto de lenha (Torrinho/Aldisio Filgueiras)
4. O sal da Terra
5. África
 
3ª parte - Orquestra e Violões do Amazonas
6. Samba de Uma Nota Só (N.Mendonça/ Tom Jobim)
7. Samba do Avião (Tom Jobim)
8. O Barquinho (Roberto Menescal/ Ronaldo Bôscoli)
9. Asturias (Isaac Albeniz)
10. Santa Morena (Jacob do Bandolin)
11. Arrasta Pé (Valdir Azevedo)
12. Delicado (Valdir Azevedo)
 
Final: Orquestra e Coral
13. Canoeiro (Ronaldo Barbosa)
14. Vento Norte (Zezinho Cardoso/ Ariosto Braga)
15. Isto Aqui o Que é (Ary Barroso)
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget