Seduc promove seminário sobre Magistério Indígena no município de São Gabriel da Cachoeira
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nesta semana, no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), o seminário “Magistério Indígena: O que temos e o que queremos”. O evento é destinado a professores indígenas do Amazonas e contará com a participação de representantes de várias etnias e de técnicos do Ministério da Educação (Mec).
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Gabriel da Cachoeira, o seminário será direcionado a professores indígenas dos pólos de Baniwa e Coripaco, Yanomami, Tukano, Nheengatü e Hup’dah. Conforme seus idealizadores, a formação contemplará discussões sobre o curso de ‘Magistério Indígena em nível de Ensino Médio’, abordando sua composição curricular, competências, diretrizes e metodologias.
De acordo com a gerente de Educação Indígena da Seduc, professora Alva Rosa Lana Vieira (foto), o seminário suscitará uma ampla discussão acerca dos rumos do magistério indígena, formatando uma versão direcionada às necessidades reais de cada povo.
Nesta segunda-feira (26), a abertura do seminário contou com as palestras: ‘Legislação Brasileira: As bases legais que amparam a Educação Escolar Indígena’, ministrada pelos representantes do Conselho Estadual de Educação Indígena, Ely Macuxi e Amarildo Munduruku; ‘Educação Indígena e Educação Escolar Indígena’ ministrada pelo professor Domingo Sávio Camico e ‘Política Educacional para as comunidades indígenas’, esta última, proferida pelo representante do Ministério da Educação, Gersem Baniwa.
Na terça-feira (27), no segundo dia de atividades, o seminário contará com as palestras: ‘Experiências do Magistério Indígena de São Gabriel da Cachoeira’, ministrada pelos professores Bosco Marinho e Donato Vargas, e ‘Programa de Formação de Professores Indígenas em Magistério (Projeto Pirayawara)’, ministrada pela gerente de Educação Indígena da Seduc, Alva Rosa Lana Vieira e pela técnica em Educação, Neide Maria da Silva.
Na quarta-feira (28), de acordo com a programação, o seminário será concluído com um debate sobre as ações definidas durante o evento, além da avaliação das propostas levantadas pelos grupos de estudo nas discussões específicas.
Projeto de formação
Como forma de assegurar a permanência da população indígena na escola, em suas próprias comunidades, o Governo do Estado põe em prática uma série de medidas, dentre as quais a formação específica de professores por meio do projeto Pirayawara. Pelo projeto, a Seduc capacita professores indígenas para a atuação em escolas que, em sua maioria, ficam localizadas nas próprias aldeias.
As ações e programas desenvolvidos pelo Governo do Amazonas também asseguram condições para valorização da cultura indígena. Diferenciado, específico, intercultural e comunitário, o projeto de formação, segundo a Seduc, já está presente em mais de 50 municípios.