Centenas de estudantes promovem passeata pela paz
Nesta sexta-feira (10), centenas de estudantes da rede pública foram às ruas do bairro do Coroado e promoveram uma caminhada pela paz. Coordenada pelo Distrital 5 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a manifestação social contou com a participação de jovens e professores das escolas estaduais Aristóteles Comte de Alencar, Myrthes Marques Trigueiro, Professor Reinaldo Thompson, Cacilda Braule Pinto, Maria Arminda e Deputado Josué Cláudio de Souza.
Com o intuito de promover a cultura de paz e alertar para o cuidado necessário para com o meio ambiente, a ação não se limitou aos estudantes, como bem explica a gestora da escola estadual Aristóteles Comte de Alencar, Amarílis Barroso. “Primeiramente realizamos um trabalho de sensibilização com os alunos e agora estamos estendendo à comunidade”, explicou a educadora.
Segundo o pedagogo da escola estadual Maria Arminda, Francisco Carlos, a participação da comunidade em ações como esta, é fundamental para que se possa conseguir resultados efetivos no combate à violência. “É essencial a presença da comunidade para que possamos ter resultados a curto, médio e longo prazo”, apontou.
Para a professora da escola estadual Professor Reinaldo Thompson, Cláudia Mendes, a passeata realizada apresentou-se como uma oportunidade única para o exercício da cidadania. “Além de nos manifestar contra todas as formas de violência, ressaltamos a importância do meio ambiente, pois acreditamos que incentivar o cuidado com o nosso bairro, nossa cidade e nosso planeta é uma das formas mais nobres de exercitar a cidadania”, disse Cláudia Mendes.
Mobilização
A estudante da escola estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, Danielle Nascimento da Silva, participou da passeata e comentou sobre a importância do engajamento juvenil. “Considero necessária esta mobilização para que os alunos e a comunidade se engajem no combate à violência e na preservação da natureza, mostrando que temos esperança e que podemos construir um futuro melhor.”
Yasmim Salles Freitas, aluna do 6°ano da escola estadual Professor Reinaldo Thompson disse que se sentiu motivada. “Vendo que tantas pessoas se importam com o meio ambiente e querem paz, me senti motivada a lutar pelo bem comum”, revelou a jovem.