Educação ambiental é tema de festival de música promovido por escola da rede pública
Pelo sexto ano consecutivo, a escola estadual Antônio Lucena Bittencourt, promoveu seu festival de música, chamando a atenção da sociedade para o cuidado com o meio ambiente e os recursos naturais. Contando com a participação de 860 estudantes, as 14 turmas da escola apresentaram vários números musicais e de dança, ressaltando a importância da ecologia.
O festival foi promovido na noite da última segunda-feira (6) e atraiu mais de 500 pessoas à quadra poliesportiva do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, localizado no bairro do Educandos.
Abrindo solenemente o festival escolar, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, enalteceu a iniciativa da escola e disse que atividades sócio-educativas com temática ambiental, como a realizada pela escola Antônio Lucena, contribuem para o desenvolvimento e a valorização dos recursos naturais.
“Com bastante criatividade, nossas escolas estão mobilizando a sociedade para a preservação ambiental. Nesse mês, em que comemoramos a semana do meio-ambiente, dezenas de caminhadas de sensibilização, palestras, panfletagens, plantio de mudas e shows culturais foram realizados, envolvendo alunos, professores, pais e comunitários”, disse o secretário.
A gestora da escola estadual Antônio Lucena Bittencourt, professora Maria Silva de Araújo, explicou que o festival já faz parte do calendário de eventos anuais da escola e que seu objetivo é propiciar, por meio da arte, a mudança de mentalidade e a formação de valores que resultem na preservação do meio-ambiente. “A educação ambiental é um tema transversal abordado com muito entusiasmo por nossa escola”, informou a gestora, explicando que os preparativos para o festival iniciaram há dois meses.
Consciência Ambiental
Estudante do 1º ano do Ensino Médio, a jovem Francimeire Nery, 15, frisou que todas as turmas dos turnos e matutino e vespertino se empenharam para apresentar os trabalhos à comunidade. “São poesias, músicas e danças elaboradas e ensaiadas para demonstrar nossa preocupação com o meio ambiente. No nosso festival, a juventude demonstra que o talento pode ser utilizado em favor de uma causa social”, apontou.
Como ocorreu nas edições anteriores do festival, neste ano, as melhores apresentações foram premiadas com troféus.
Além do secretário de Educação, Gedeão Amorim, prestigiaram o evento, a secretária Executiva da Seduc, Sirlei Alves, a secretária Adjunta da Capital, Ana Falcão e a coordenadora do Distrito 2, professora Oceania Dutra.