Seduc promove I Seminário de Turismo - Copa 2014: Oportunidades para o Amazonas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira (19), o I Seminário de Turismo “Copa 2014: Oportunidades para o Amazonas”. O encontro está integrado às ações do projeto ‘Conhecendo e Valorizando o Amazonas’, que é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Seduc.
Direcionado a 250 professores e pedagogos de todas as zonas de Manaus, o evento buscou capacitar profissionais da área de educação, suscitando um debate sobre os impactos e as oportunidades que devem surgir no Amazonas com a Copa de 2014.
O seminário foi promovido no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro do Educandos.
No evento, foram ministradas várias palestras, dentre as quais:“O Amazonas se preparando para a Copa de 2014”, conduzida pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas (Seplan), Marcelo Lima e “Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ministrada pela Secretária Executiva da Secretaria Estadual da Assistência Social (Seas), Graça Prola.
Os participantes também tiveram acesso às palestras: “Turismo e suas perspectivas no Amazonas” direcionada pela mestre em Engenharia de Produção, Karla Ribeiro e ainda, “Turismo e Hotelaria”, conduzida pela mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Glaubécia Teixeira da Silva.
Em sua explanação, Glaubécia Teixeira enfatizou que o potencial turístico do Amazonas é muito grande. Segundo ela, a biodiversidade e os elementos da cultura local serão atrativos para potencializar o turismo durante a copa. “Elementos com o artesanato local – cujas características são únicas –, e pontos turísticos como o Encontro das Águas e o Teatro Amazonas são importantes atrativos para o turista estrangeiro e nacional”, apontou a palestrante.
Já a palestrante Karla Ribeiro frisou que se faz necessária a adaptação dos espaços atuais da cidade para o desenvolvimento de um turismo de massa, como o que ocorre nas copas. “Entretanto, este é um processo que ocorre em todos os países que sediam o mundial da Fifa. O Amazonas atenderá a todas as exigências”, disse.
O seminário contou ainda com apresentações de dança, com o tema ‘Futebol’, coreografadas por alunos do projeto Jovem Cidadão.
Sob a coordenação da Gerência de Projetos Complementares da Seduc, as palestras atenderam a educadores das Coordenadorias 1, 2 e 3 (no período da manhã) e das Coordenadorias 4, 5 e 6 (no período da tarde).